Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Secretaria inicia etapa de formação continuada para formadores
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), realizou neste sábado (15), o 1º Encontro de Formação Continuada para Formadores, que teve como objetivo iniciar a preparação dos formadores que atuarão em 12 Polos Formativos, promovendo a formação continuada de coordenadores pedagógicos e diretores escolares nos 27 Territórios de Identidade. O encontro foi realizado no IAT, em Salvador e contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues e demais dirigentes da pasta.
Esta é a segunda etapa para a construção do Plano de Formação Continuada do Estado. A primeira etapa foi composta por um processo de escuta e escrita colaborativa com os profissionais da educação. "Desde o começo de fevereiro estamos realizando este planejamento para o início das formações com educadores de toda a Bahia. Nesta segunda etapa estamos trabalhando com formadores da rede estadual, mas o nosso objetivo é alcançar, também, os formadores das redes municipais. Essa atividade é um momento histórico porque viabiliza a formação de formadores constituindo um quadro profissional efetivo nos Núcleos Territoriais de Educação", ressaltou Cybele Amado, diretora geral do Instituto Anísio Teixeira.
O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, explicou a importância da formação continuada no planejamento para a melhoria do ensino e da aprendizagem na Bahia. "Esse encontro faz parte de uma série de ações voltadas para consolidar uma agenda de aprendizagem na Bahia. Hoje estamos tratando sobre avaliação e conteúdo, que se caracteriza como um dos aspectos da formação continuada que queremos construir e estimular na rede. Esta ação com os formadores amplia a nossa atuação, expandido as formações para um maior número de professores. A participação do núcleo dirigente da SEC proporciona um trabalho integrado com toda a rede", destacou.
O encontro faz parte de um calendário formativo, que prevê atividades tanto para os professores formadores, quanto atividades junto aos coordenadores pedagógicos nos Territórios. A próxima agenda será no próximo dia 27 de junho, quando os professores formadores se reunirão novamente para mais uma etapa formativa no IAT. Para o coordenador pedagógico, Márcio Vila Flor, que atuará como formador no Território do Portal do Sertão, a atividade vai proporcionar um aumento na qualidade do ensino nas redes escolares. "A Secretaria da Educação inaugura o processo de formação continuada pautada em alguns princípios, que particularmente, acredito muito. Um deles é a cultura da colaboração, que envolve toda a estrutura da Educação do Estado e as redes municipais. Esse desenho de formação nos inspira a pensar na cultura das possibilidades, que é possível uma rede de educadores olharem para os seus resultados e para as aprendizagens dos estudantes para planejarem juntos estratégias que possam melhorar o ensino e aprendizagem dos estudantes baianos", disse.
A coordenadora pedagógica, Janaína Barros, irá atuar como formadora no Território de Identidade da Chapada Diamantina. Ela enfatizou a formação continuada como instrumento para a melhoria da educação. “Com as formações a Secretaria da Educação vai instrumentalizar os diretores e coordenadores de buscar na sala de aula às necessidades da aprendizagem dos alunos. Isso gera um processo de aprendizagem mais qualificado. Outro ponto, é poder aliar a teoria e prática, porque nós educadores, em nossas especializações, acabamos não temos muito essa prática de entrar tão forte na sala de aula. E a formação propicia isso, olhar o aluno na sala de aula, o sistema de avaliação e o currículo. Então a formação continuada é isso, avaliar os dados de cada escola e os processos de aprendizagem para poder planejar a melhoria do ensino", afirmou.
Notícias Relacionadas
-
Educação em Chorrochó ganha destaque com nova escola e ações de apoio ao ensino
-
Secretaria realiza segunda chamada de avaliações do Curso de Gestão Escolar
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas