Secretaria da Educação promove segundo encontro presencial da formação para equipes técnicas das secretarias municipais e Núcleos Territoriais

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira, realiza, entre os dias 13 e 16 de agosto, no IAT, o segundo encontro presencial da formação continuada de equipes técnicas das secretarias municipais de educação e dos Núcleos Territoriais de Educação da rede pública estadual. Participarão da atividade técnicos que atuam diretamente no atendimento a estudantes dos anos finais do ensino fundamental. A formação, que acontece em 03 etapas anuais (2024-2026), terá carga horária de 104h (por etapa) e será realizada em formato híbrido.

Estão sendo ofertadas 888 vagas, 834 para técnicos dos municípios (duas por município) e 54 para técnicos dos NTE (02 por Núcleo Territorial).

“A ação atende ao Plano Estadual de Educação (PEE). Está presente também no Plano de Formação 2024/2026. Traz como ponto forte a parceria em regime de colaboração com a União dos Dirigentes Municipais da Bahia (UNDIME-BA) e Ministério da Educação (MEC). Além disso, nesta edição, pudemos estabelecer importantes parcerias para apoiar em discussões acerca das adolescências como: Itaú Social, UNICEF e Ação Educativa. Acredito que estamos dando um passo importante para pensarmos com profundidade e compromisso a Educação Pública em nosso Estado tendo como referência o olhar para nossos adolescentes”, afirmou a coordenadora de Formação do IAT, Simone Aves.

A ação formativa tem por objetivo fortalecer o atendimento à maior concentração de estudantes da educação básica que estão sob responsabilidade tanto dos municípios quanto do Estado, conforme dados do Censo Escolar 2023.

Para atender às necessidades da etapa, a formação tem foco na compreensão da oferta, observando aspectos como permanência e evasão, bem como na gestão da aprendizagem, apoiando os técnicos de secretarias na análise e acompanhamento das avaliações para fortalecimento das políticas educacionais.

Programação

O segundo encontro presencial terá como tema central ‘Adolescentes e ambiente escolar’. Na oportunidade os participantes assistirão a uma conferência sobre ‘Adolescências: o olhar para o ambiente escolar e a transição dos anos iniciais para os finais’ e participarão de uma oficina sobre ‘A superação da distorção idade-série na proteção das trajetórias escolares’ e um painel com experiências dos municípios sobre a temática ‘Práticas e ações para fortalecimento da relação entre famílias, escolas e comunidade’.

Também na ocasião os integrantes das equipes técnicas dos NTEs e das secretarias municipais participarão de grupos de trabalho onde debaterão os temas ‘Gestão da oferta e das transições nos anos finais do ensino fundamental’ e ‘Indicadores de Qualidade no Ensino Fundamental’.