Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Professores das Agências de Notícias dialogam sobre produção e consumo consciente de conteúdo
Professores das Agências de Notícias dialogam sobre produção e consumo consciente de conteúdo
Com uma oficina sobre Educação Midiática ministrada pela coordenadora de Conteúdo do Instituto Palavra Aberta, Daniela Machado, 82 professores do projeto Agência de Notícias na Escola deram início, nesta manhã (12), a uma experiência imersiva que irá instrumentalizá-los para conseguir extrair o máximo do projeto e das agências de notícias nas suas unidades escolares.
A ação formativa tem carga horária de 16h, está sendo realizada em parceria com o Instituto Palavra Aberta e tem como objetivo promover uma ampla discussão sobre como os professores podem produzir pautas e conteúdos com os alunos e como podem ajudá-los a explorar as linguagens midiáticas para além dos vídeos.
A coordenadora de Conteúdo do Instituto Palavra Aberta discorreu sobre os direitos e deveres do cidadão conectado, a necessidade de filtrar a informação, os impactos, a longo prazo, da educação midiática, a desinformação e sobre a educação midiática enquanto base do pensamento crítico.
“A educação midiática é uma área que procura desenvolver nos estudantes as habilidades necessárias para ler mais criticamente as informações, mas também saber produzir conteúdo com mais responsabilidade e assim participar com mais força da nossa sociedade tão conectada. A gente entende que isso é um direito de toda a sociedade”, afirmou a jornalista Daniela Machado.
A jornalista elogiou o projeto Agência de Notícias na Escola e destacou a importância de uma educação de qualidade para a tomada de decisões. “Adorei o convite. Fico muito feliz de ver este trabalho de construção de agências de notícias com os estudantes, ver como vocês estão conseguindo construir este diálogo, esta reflexão tão necessária sobre temas importantíssimos e com os quais a gente lida todos os dias. Ver estes garotos interessados em falar de jornalismo para mim é muito importante. Parabéns pela iniciativa!”, confessou.
Ainda na tarde desta quinta-feira, os professores do Agências de Notícias participaram de uma roda de conversa com a jornalista Hilcélia Falcão, que falou sobre o fazer jornalístico, o compromisso com a notícia e a veracidade dos fatos, a produção de conteúdo e a disseminação do conhecimento.
A convidada afirmou que a notícia é o resultado de um processo criterioso de produção. “Ou você tem um critério muito refinado e faz uma seleção bem criteriosa, baseada na relevância, a partir de quem é o seu público, ou você vai sair atirando para todos os lados e vai produzir um conteúdo insatisfatório”, alertou.
Hilcélia Falcão destacou também o quão importante é os professores utilizarem as agências de notícias como instrumento pedagógico e de aprendizagem e de fazer delas uma ferramenta para tornar mais lúdico o aprendizado dos estudantes.
“Estabelecendo rotinas a gente consegue produzir um conteúdo melhor. Vocês podem, por exemplo, trazer conteúdos pedagógicos para a sala de aula, a partir de assuntos que são interessantes para os alunos. É interessante que vocês tenham sempre em mente que a agência de notícias é um instrumento importante, relevante, e que pode gerar novos conhecimentos para os estudantes. Porque, por exemplo, ao escrever a notícia eles vão estar exercitando o português. Se forem falar de um tema relacionado à Biologia, vão ter que pesquisar, se preparar para tirar as melhores informações das suas fontes e assim sucessivamente”, sugeriu.
Os professores assistiram também a uma exposição dialogada sobre os desafios da produção de notícias e sobre como eles podem contribuir na produção e orientação das pautas, com a coordenadora pedagógica do Programa A Tarde Educação, Márcia Teixeira Firmino, e a coordenadora de projetos especiais do Jornal A Tarde, Berta Cunha.
O dia de trabalho foi encerrado com uma oficina de Audiovisual ministrada pela equipe da Diretoria de Inovação e Tecnologia do IAT.
Amanhã eles participarão de oficinas de Texto e Escrita, Podcast na Educação e Fotografia também com a equipe do IAT.
Notícias Relacionadas
-
Seleção Interna de Educadores - Resultado da Análise Curricular
-
Juazeiro é contemplada com mais duas unidades de ensino da rede estadual
-
Escolas estaduais participam de avaliação do Sistema de Avaliação Baiano da Educação Básica
-
Estudantes desenvolvem sabonete cicatrizante para animais a partir de babosa, mel e açafrão
-
Estudantes da rede estadual já podem fazer renovação de matrícula para 2025
-
Estudantes de três colégios estaduais conquistam primeiras colocações em feira científica no Panamá
-
Estudantes da rede estadual participam de encontro de Ciências e Tecnologia no Panamá