Secretaria da Educação inicia ações do mês do Professor com oficina sobre cuidados com a voz

Palavras-chave:
Foto: Emerson Santos - Ascom/Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Os docentes do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, deram uma pequena pausa nas atividades cotidianas desta manhã de quinta-feira (01), para receber orientações de como cuidar melhor da voz, que é uma importante ferramenta de trabalho. A atividade, que contou com a participação do jornalista e radialista Jefferson Beltrão, marcou o início das atividades voltadas para a comemoração do dia do professor, - com data celebrada em 15 de outubro - promovidas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Jefferson Beltrão realizou um bate-papo com os profissionais e destacou a importância de cuidados para conservar melhor a saúde vocal, a exemplo do não consumo de alimentos gordurosos como chocolate e derivados de leite. “O professor deve se conscientizar de que ele precisa ter uma voz saudável para o exercício da profissão e, para isso, a adoção regular de simples hábitos, como o consumo de maçã e a ingestão de bastante água durante todo o dia, contribuem para a qualidade e conservação da voz”.

A depender do dia, o professor Leonardo Cerqueira leciona as disciplinas de Biologia e Química em até três turnos e afirmou que no final do expediente sente que sua voz fica um pouco desgastada. “Acho muito importante essas dicas que foram passadas porque irei aplicar no meu dia a dia, para ter um aproveitamento melhor da minha voz em sala de aula”, destaca.

 

Fotos: Emerson Santos - Ascom/Educação

A professora de Inglês, Alcilea Gomes dos Santos, afirmou que já coloca em prática algumas medidas. “Consumo maçã no início e no fim do dia para limpar as cordas vocais, além de beber água. Venho percebendo uma melhora na resistência da minha voz e consigo dar aulas tranquilamente”.
De acordo com a coordenadora do programa Saúde do Professor, da Secretaria da Educação, Maria Regina dos Anjos, essa iniciativa se estenderá para unidades de ensino da capital e interior do Estado. “Essa atividade do mês do professor engloba outras ações do programa e que conta com a atuação de profissionais das áreas de psicologia, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia e serviços sociais”, explica.
 

 

Notícias Relacionadas