Secretaria da Educação define estratégias de ação sobre o PAIP com os Núcleos Regionais de Educação

Os Núcleos Regionais da Educação representam a Secretaria da Educação do Estado nos 27 Territórios de Identidade. E foi com o objetivo de alinhar, ainda mais, as ações que são desenvolvidas nas escolas que os núcleos participaram de uma videoconferência sobre o projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (Paip), nesta terça-feira (5/5), no Instituto Anísio Teixeira (IAT).

O Paip proporciona a gestão pedagógica de forma integrada, possibilita o conhecimento da dinâmica de funcionamento das escolas e a solução de possíveis fragilidades, visando elevar a qualidade da educação na rede estadual. Em consonância com o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, ao mesmo tempo em que suscita um olhar sistêmico mobilizando diferentes setores para a ação (secretaria, Núcleos Regionais de Educação e gestores escolares), o Paip cria, por meio desta cultura de gestão pedagógica, uma nova metodologia para o melhor atendimento às necessidades das escolas distribuídas nos 417 municípios baianos.

Durante o encontro, o superintendente de Gestão da Informação Educacional, da Secretaria da Educação do Estado, José Sérgio de Carvalho, destacou que, em 2015, o PAIP tem novos desafios. “Nosso objetivo é traçar planos de intervenção e, assim, alcançar melhores resultados no processo educacional. Ou seja, o Paip tem a grande tarefa de contribuir para alterar a realidade de desempenho escolar”, afirmou.