Secretaria da Educação abre inscrições para a 13ª rodada das Residências de Aprendizagem Criativa

Estão abertas, até o dia 04 de agosto, as inscrições para a 13ª rodada das Residências de Aprendizagem Criativa. Promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), o programa é destinado aos professores que buscam uma experiência desafiadora e ao mesmo tempo criativa. A inscrição deve ser feita em equipe formada por 2, 3 ou 4 participantes.

Nesta rodada serão selecionadas, por ordem de inscrição, 20 equipes, que terão uma semana para imersão em aprendizagem criativa e terão, durante 3 semanas, mentorias e atividades assíncronas. Também na programação do curso está inclusa a semana de preparação dos projetos, semana de feedbacks dos impulsionadores e equipe IAT, além do envio de uma apresentação em vídeo dos projetos de cada equipe.

"As Residências de Aprendizagem Criativa são para todos os educadores apaixonados por inovação e busca constante por aprimoramento. Essa experiência enriquecedora permitirá que os participantes desenvolvam novas habilidades por meio da Aprendizagem Criativa. Não percam essa oportunidade de fazer parte de uma comunidade de educadores criativos e transformadores. Inscrevam-se agora na 13ª Rodada das Residências de Aprendizagem Criativa e embarque em uma jornada inspiradora rumo a uma educação engajada, criativa e acessível", convidou o coordenador de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do IAT, Arlindo Matheus Santiago.

Arlindo destacou ainda que, participando das residências, os educadores terão a chance de compartilhar ideias, aprender com colegas engajados e trabalhar em projetos que se adequem à sua realidade local, tudo isso com o apoio de mentores de todo o Brasil. Além disso, os participantes terão acesso a materiais e recursos de última geração nas áreas de tecnologia, design thinking e metodologias ativas de ensino, ampliando suas competências e aplicando práticas inovadoras em sala de aula.

As Residências de Aprendizagem Criativa

As Residências de Aprendizagem Criativa são um programa de mentorias voltado a educadores baianos e brasileiros. Esta formação propõe aproximar a abordagem da Aprendizagem Criativa da prática pedagógica dos educadores. A iniciativa filia-se à vertente do Construcionismo (Seymour Papert) e dá destaque à autoria, ao “aprender criando” e à centralidade do estudante no processo de construção do seu conhecimento.

Dentre os vários conceitos trabalhados na formação estão: os Quatro P’s da Aprendizagem Criativa (Projeto, Paixão, Pares e Pensar Brincando); a Espiral da Aprendizagem Criativa (Imaginar; Criar; Explorar; Compartilhar; Refletir; Reimaginar), além de Cultura Maker e Metodologias Ativas.

Os educadores participantes passam por um período de mentorias com os impulsionadores - profissionais de várias áreas e de diferentes regiões do país que têm experiências variadas com a Aprendizagem Criativa na sua prática pedagógica. Ao final, deve ser elaborado um projeto pedagógico para aplicar na sua instituição de ensino. O processo é realizado em equipe e o interessado pode se inscrever com colegas de escola, parceiros de outras escolas ou até de outras redes de ensino!