SEC realiza encontro com educadores e estudantes sobre gestão de aprendizagem

Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr/ SECBA
Como parte das ações estratégicas da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), com foco na gestão da aprendizagem, gestores escolares e líderes de classe de 89 unidades da rede estadual de ensino participaram, na manhã desta segunda-feira (2), de um encontro na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O objetivo foi intensificar as ações voltadas ao fortalecimento das aprendizagens, incluindo a mobilização da rede para o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE). As avaliações de Língua Portuguesa e de Matemática do SABE foram iniciadas hoje e seguem até o dia 27 de outubro.
 
A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, destacou a importância do SABE e do encontro com os educadores e estudantes. “A gestão de aprendizagem integra um conjunto de intervenções que inclui, ainda, investimentos na estrutura física, na valorização do professor e servidor, no apoio ao estudante e no protagonismo juvenil, que repercute nas várias dimensões da nossa rede, tornando-a cada vez mais valorosa. Estamos juntos e militamos no campo da educação pública porque temos esse compromisso. Entendemos que a educação é direito de nosso povo, sejam crianças, jovens ou adultos. Isso é o que entrelaça a nossa rede estadual de Educação”.
 
Para Olivia Costa, diretora do Colégio Estadual Nelson Mandela, localizado no bairro de Periperi, Subúrbio Ferroviário de Salvador, o encontro demonstra a responsabilidade coletiva em torno da qualidade da educação. “Estamos andando de mãos dadas. Este incentivo que recebemos da SEC é o combustível que levamos para a escola, onde multiplicamos até chegar aos nossos estudantes. Nosso objetivo final é a aprendizagem plena”, ressaltou.
 
Protagonismo - A estudante Maria Clara Portela, 15 anos, estava entre os 89 líderes escolares que foram recepcionados com um café da manhã na SEC. Além de líder escolar do Colégio Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes, em Itapuã, onde cursa o 9º ano, ela também é líder territorial do Polo Orla/Mussurunga. Segundo Maria Clara, este encontro reforça o protagonismo do estudante. “Estamos sendo ouvidos e estamos envolvidos neste processo. Como líderes de classe, representando nossos colegas, temos a chance de falar, de mostrar nossas demandas”, afirmou. A estudante Juliana Paiva, 18 anos, do Colégio Estadual José Augusto Mascarenhas, no Parque São Cristóvão, também falou sobre a motivação de representar os colegas e engajá-los em ações como, por exemplo, as avaliações do SABE.
 
Fonte: Ascom/SEC

Notícias Relacionadas