SEC discute com profissionais da Saúde sobre prevenção e cuidados com a voz

Palavras-chave:

Fotos: Claudionor Jr/ SECBA
Com o objetivo de discutir sobre prevenção e cuidados com a voz, diversos profissionais da saúde, como fonoaudiólogos, participaram, nesta terça-feira (18), no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, do evento “Voz - conexão sem fronteira”. A ação promovida pelo Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, da Secretaria da Educação do Estado (SEC), integra a programação alusiva ao Dia Mundial da Voz, comemorado anualmente no dia 16 de abril.

A superintendente de Recursos Humanos da Educação, Maria do Rosário Muricy, ressaltou a importância de os educadores cuidarem da voz. “Nós, da SEC, trabalhamos com professores que utilizam a voz como instrumento de trabalho. É essencial que a gente promova esta ação para que todos os nossos docentes estejam atentos aos sinais de rouquidão e de algum problema nas cordas vocais, que podem ser resolvidos preventivamente. Para os profissionais da Educação, que usam a voz todos os dias, saber utilizá-la, sem que prejudique suas cordas vocais, é um constante desafio. A SEC conta com parcerias importantes no apoio e cuidado na promoção, prevenção e tratamento dos nossos profissionais, como a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Unijorge”.

Segundo o médico otorrinolaringologista especialista em voz, Diego Guzman, o foco da atual campanha nacional da voz é chamar a atenção para a prevenção das doenças das cordas vocais. “A voz é a nossa principal forma de comunicação e cuidar dela é também cuidar da saúde. O nosso intuito, através da campanha, é chamar a atenção para a prevenção do câncer de laringe, que afeta principalmente os homens na faixa etária acima dos 40 anos que são ou já foram fumantes por um longo período”, informou.

Já a fonoaudióloga Valéria Rezende comentou sobre a temática abordada. “Como o tema é ‘Voz - conexão sem fronteiras’, entendemos que não deve haver nenhuma barreira que a gente não possa ultrapassar. Seja uma barreira em relação a uma intenção comunicativa, alimentação ou patologia. Todos os esforços visam a promoção da saúde e a valorização da comunicação de uma forma efetiva, com qualidade e saúde vocal”.

Para o professor Ricardo Montero, que atua como diretor do Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior, se preocupar com a voz é fundamental. “Alguns profissionais como nós professores usamos a voz como instrumento de conexão com os estudantes e nós temos que cuidar da voz, pois ela tem tempo de vida útil e com determinado tempo ela vai se desgastando, perdendo sua potencialidade e possibilidades”, disse.

O evento ainda contou com a participação do jornalista e radialista Jefferson Beltrão; da cantora, compositora e jornalista Carla Visi, que participou de forma virtual; do cantor e compositor Tonho Matéria; e da banda Anakas, formada por estudantes do Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior, que realizaram apresentações musicais, entre outros convidados.

 

Notícias Relacionadas