SAC Educação registra mais de 186 mil atendimentos em Salvador e Feira de Santana

No mês do professor, o SAC Educação completa cinco anos de existência e comemora os resultados alcançados com a prestação de um atendimento de qualidade aos servidores da Educação do Estado da Bahia. Desde outubro de 2009, quando foi inaugurado, em Salvador, o serviço pioneiro registrou mais de 180 mil atendimentos presenciais, sendo 50 mil nos últimos doze meses.

A superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Educação, Ana Catapano, ressalta que o tempo de tramitação dos processos foi otimizado com a implementação dos serviços, pois, atualmente, as coordenações internas da Secretaria podem se dedicar exclusivamente à parte analítica. Ela destaca que o SAC Educação vem se tornando uma referência. “O serviço vem se tornando uma referência nacional. Recentemente, recebemos uma visita de gestores do Ceará interessados em implantar esse modelo. E isso ocorre justamente pelo fato de o SAC Educação ter qualidade no atendimento o que, inclusive, testado pelos próprios servidores e professores contemplados com o serviço”, avalia.

Projeto de parceria entre as secretarias da Educação e Administração, a partir da experiência exitosa do Serviço de Atendimento ao Cidadão, o SAC Educação disponibiliza 120 serviços aos servidores da Educação que podem tratar de assuntos relacionados à sua vida funcional. Por meio do SAC, o servidor pode, por exemplo, tratar sobre benefícios, folha de pagamento, gratificações, progressão funcional, provimento e movimentação, tempo de serviço e sobre afastamento definitivo ou temporário.

A professora de Língua Portuguesa, Ana Pompilio, do Colégio Estadual Helena Mateus, no bairro de São Cristóvão, em Salvador, é uma das que aprovam o atendimento do serviço. “Eu já usei os serviços do SAC Educação várias vezes. O atendimento é muito bom. Sempre fui bem acolhida. Das vezes que fui, não demorei muito tempo esperando. O atendimento é rápido. Foi um acerto da Secretaria da Educação direcionar os serviços para um lugar só”, afirmou.

O atendimento de qualidade, em um ambiente adequado, com confiabilidade e agilidade, resulta em alto índice de aprovação dos servidores ao serviço. Pesquisa realizada pela Ouvidoria da Secretaria da Educação registrou um índice de 88,3% de aprovação e elogios ao SAC por parte dos servidores atendidos no segundo trimestre de 2013.

Feira de Santana – Com base na experiência da implantação do SAC Educação em Salvador, também foi implantado, em agosto de 2012, o serviço em Feira de Santana. Desde então, contabiliza mais de 6 mil atendimentos, em toda a região dos 27 municípios que compõem a Diretoria Regional de Educação de Feira (Direc 2). O SAC Educação, em Feira, também pode receber qualquer outro servidor das demais Direc do Estado.