Professores tutores concluem etapa presencial da formação em RPP

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Mil e sessenta e seis (1066) professores tutores que atuam nas turmas de Regime de Progressão Parcial (RPP) das unidades escolares baianas participaram, nos meses de maio, julho, agosto e setembro, no Instituto Anísio Teixeira, da etapa presencial da formação continuada promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) para discutir temas relacionados ao Projeto Sucesso Escolar. 
 
“Estamos muito felizes com o resultado desse ciclo formativo. Foram oito turmas, entre os meses de maio e setembro. Estiveram conosco, aqui no Instituto, representantes dos 27 territórios de identidade, totalizado 1.066 educadores. Um esforço de toda a Secretaria da Educação e um compromisso firme com o sucesso escolar e a garantia das aprendizagens. Agora, esses educadores iniciam a etapa online que consolidará as aprendizagens vivenciadas durante o tempo presencial”, comemorou a diretora de Formação do IAT, Helaine Pereira.
 
“Nestes oito encontros trouxemos os professores tutores para estarem com a gente pensando e refletindo sobre propostas para qualificar esta ideia que trouxemos através do ambiente virtual de aprendizagem. É um espaço para a gente ter uma escuta qualitativa, de troca, de debate, de fortalecimento dos núcleos e, sobretudo, de fortalecimento do trabalho dos territórios de identidade”, destacou a assessora técnica na Coordenação de Ensino Médio da Superintendência de Políticas para a Educação Básica, Nájila Lopes. 
 
Durante dois dias de atividades, os professores de cada uma das 08 turmas dialogaram sobre estratégias para gestão, recuperação e recomposição das aprendizagens dos estudantes da rede pública estadual de ensino. 
 
Eles assistiram a apresentações sobre o RPP enquanto direito do estudante e sobre atribuições e experiências do professor tutor, tiveram acesso a práticas pedagógicas adotadas por outros países para lidar com a defasagem da aprendizagem e debateram sobre pontos principais das Portarias 190 e 195. Eles conhecerem também a Plataforma Plural e participaram de oficinas onde fizeram estudo de casos fictícios sobre os eixos Monitoramento, Busca Ativa, Engajamento e Avaliação e elaboraram um Plano de Trabalho.
 
 “Participar desta formação está sendo muito gratificante. Está ampliando muito mais o meu olhar sobre a importância do RPP e me ajudando também a conversar com os nossos pares, os nossos professores, sobre a necessidade de incentivar os alunos a fazer o RPP, já que muitas vezes eles oferecem alguma resistência. Além disso, vamos levar muita experiência para a sala de aula, pois os nossos colegas que aqui estão passam pelos mesmo problemas que a gente e nos ajudam a solucioná-los”, contou a professora do Colégio Estadual Professor Carlos Magalhães, em Rui Barbosa (NTE 14), Maísa Franco dos Santos.
 
“Tem sido muito importante este contato do professor tutor com os assistentes, pois ajuda eles a sanarem dúvidas sobre o acesso a plataforma. Além disso, a formação tem permitido que o professor encontre ferramentas para desenvolver o seu papel e para engajar os estudantes na plataforma, um dos principais desafios deles”, explicou o assistente de RPP do NTE 26, Jolfer Santa Rita. 
 
A formação
 
A formação, que possui formato híbrido, carga horária de 80 horas e é embasada na Pedagogia Histórico Crítica, como propõe o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), é dividida em 04 módulos nos quais estão sendo trabalhados os temas ‘Direito à educação, acesso e permanência na educação básica’, ‘Avaliação para a aprendizagem, aprovação e reprovação - reflexões sobre o papel da escola’, ‘Acompanhamento das aprendizagens’ e ‘Indicadores educacionais’.
 
As atividades presenciais ocorreram em polos organizados por critérios de proximidade entre territórios e quantitativos de profissionais. Já as atividades on-line (64 horas) serão realizadas na Plataforma Colaborativus. 
 
Sobre o RPP – O Regime de Progressão Parcial é um direito do estudante assegurado no Artigo 24, Inciso III, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que prevê a matrícula no ano/série seguinte, dando continuidade à escolarização. Este ano, a SEC inova, pois, além de garantir um professor tutor para mobilizar, engajar e fazer busca ativa dos estudantes de RPP, está oportunizando a recomposição das aprendizagens através de trilhas formativas para a recomposição das aprendizagens com desenhos pedagógicos criados pela própria rede.
 

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