Professores participam de capacitação do Formação pela Escola

Vários cursos de educação a distância (EAD) irão beneficiar trabalhadores das escolas municipais e estaduais em 250 municípios da Bahia. A iniciativa faz parte do Programa Formação pela Escola, uma ação de formação continuada, vinculada ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Para tanto, os novos professores que ministrarão os cursos participam, até esta terça-feira (26), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, do Encontro de Formação em Tutoria e Competências Básicas, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Dentre os cursos ofertados estão os de Competência Básica, Censo Escolar, Programa Dinheiro Direto na Escola, Programa do Transporte Escolar, Programa do Livro Didático, Programa de Alimentação Escolar e Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação. Os professores/tutores que participam dos cursos serão responsáveis, nos seus municípios, pela capacitação de profissionais de ensino, técnicos, gestores públicos, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada, através de cursos ofertados nas modalidades EAD e presencial, visando a melhoria da educação nas suas localidades.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
“Esta ação, que reforça a colaboração do Estado com os municípios, dentro do Programa Educar para Transformar, do governo estadual, visa promover a capacitação dos novos 80 tutores, que são os professores mediador dos cursos a distância oferecidos pelo Programa Formação pela Escola nesta etapa que se inicia em 80 municípios que aderiram em 2016”, destacou a coordenadora do Formação pela Escola, Graciene Guimarães.

Regime de colaboração – Para os participantes, a oferta do curso propicia a efetivação do regime de colaboração entre o Estado e os municípios, criando, entre as partes, a expectativa de melhoria da educação em suas localidades. “Esta formação promovida pela Secretaria da Educação do Estado tem o foco na gestão democrática, o que é muito importante para o fortalecimento das ações ligadas à formação continuada dos professores que atuam diretamente na gestão escolar, a partir do seu contexto local”, opinou a coordenadora de programas e ações da Secretaria da Educação de Teixeira de Freitas, Suely Alves.

A gerente de Educação Básica da Secretaria de Educação de Itaberaba, Rita Katiusy, afirmou que é a primeira vez que participa de um curso de formação de tutores e, por isso, a sua expectativa é grande. “Quando falamos em formação de novos tutores, o intuito é de crescimento profissional para a melhoria da educação e, imediatamente, pensamos em nossos educadores da rede municipal no sentido de que eles possam ter um melhor desenvolvimento pedagógico, a partir da nossa contribuição”.

O programa – O Formação pela Escola é um programa nacional de formação continuada através de cursos a distância, vinculado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação e na prestação de contas dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. É voltado, portanto, para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.