Professores e gestores discutem educação integral

Fotos: Liviane Barbosa/IAT

Cerca de 200 Educadores e gestores participaram nesta quinta-feira (24/11), da abertura do 5º Seminário Estadual de Educação Integral, que trouxe como tema “Educação Integral e a formação docente”. A atividade, realizada pelo Comitê Territorial Baiano de Educação Integral Integrada (CTBEII), em parceria com o Instituto Anísio Teixeira (IAT), busca discutir a oferta da modalidade no Brasil e no Estado da Bahia, bem como suas bases pedagógicas e legais.

O encontro trouxe exposição de projetos, debates e palestrantes referenciados, a exemplo da professora doutora Jaqueline Moll, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), que participou da mesa “Caminhos da Educação Integral no Brasil”. A professora doutora e assessora técnica do IAT, Ana Sueli de Pinho, iniciou as atividades com a palestra “Fios que tecem o tempo escolar”. O 5º seminário segue com a programação nesta sexta-feira (25/11), com exposição de experiências exitosas, produção de mídias estudantis e palestras.

Durante a solenidade de abertura, o diretor do IAT, Severiano Alves, destacou que é preciso que estados e municípios cumpram o que está disposto nos planos nacional, estaduais e municipais de educação, a exemplo da meta 6 do Plano Nacional de Educação, que é promover a oferta em, no mínimo, 50% das escolas públicas. “Nós, do Instituto Anísio Teixeira, vamos contribuir ampliando a formação para os profissionais de toda a educação básica, num regime de colaboração entre governo e municípios”. Severiano ainda lembrou que a nova política estadual de formação será apresentada na próxima segunda-feira (28/11).

“Precisamos zelar pelo cumprimento do Plano Nacional de Educação, por meio de políticas de Estado e não somente políticas de governo”, afirmou Erondina Barbosa, seguindo o tom do diretor-geral do IAT. Ela ainda ressalta que a Bahia tem um grande desafio de honrar a memória de Anísio Teixeira. “Não tem como falar de Educação Integral nesse País sem falar de Anísio Teixeira, das escolas parques que foram implantadas por ele”, salientou Erondina.

De acordo com Rowenna Brito, o Estado da Bahia já construiu sua política pública de educação integral com o Programa Estadual de Educação Integral (ProEi). “Agora o nosso grande desafio é atuar com a formação docente. O IAT, abraçando essa proposta de formação, acalma os nossos corações, porque a gente enxerga um novo horizonte para a atuação de professores nesta oferta”, completou Rowenna.

“Esse quinto seminário corresponde a um ciclo que vem acontecendo desde 2011 e, o nosso objetivo é compreender quais tipos de políticas podem ser desenvolvidas nos municípios e na rede estadual, que favoreçam a educação integral dentro da escola pública” explicou a articuladora da CTBEII, Cláudia Cristina Santos.