Professores e estudantes produzem conteúdos livres para fortalecer ensino e aprendizagem

Fotos: Roberta Rodrigues/IAT

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Buscando fortalecer o uso de conteúdos educacionais nas escolas da rede estadual de ensino, educadores da Rede Anísio Teixeira (Rede AT), em parceria com estudantes do curso de licenciatura em química da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), vem desenvolvendo o projeto “Experimente com Ciência”. A ação consiste na produção de vídeos de experimentos científicos que priorizam o uso de materiais de baixo custo e fácil aquisição, comuns ao cotidiano de estudantes e professores. Os cinco primeiros episódios do projeto estão disponíveis no Ambiente Educacional Web (ambiente.educacao.ba.gov.br).

Os vídeos servem como base para que o professor demonstre o experimento em sala de aula e também possam usá-los livremente no celular ou em qualquer dispositivo móvel. Segundo Ródnei Souza, professor da Rede Anísio Teixeira e do curso de licenciatura em química da Uneb, o Experimente com Ciência trará vídeos produzidos tanto por formandos da universidade, quanto por estudantes e educadores da rede estadual de ensino. “A parceria com a universidade é importante porque coloca os envolvidos no projeto na condição de produtores do conhecimento, podendo capacitá-los profissionalmente. E a rede pública recebe um material de qualidade para ser usado em sala de aula”, explana.

De acordo com Ródnei, o projeto pretende fazer parcerias com outros cursos de licenciatura das instituições de ensino superior da Bahia. “Assim, contemplaremos mais disciplinas e áreas do conhecimento, proporcionando aos futuros professores a vivência da produção de conteúdo digital educacional livre”.

 

Notícias Relacionadas