Professores e coordenadores pedagógicos comemoram nomeação no concurso público na rede estadual

Fotos: Josenildo Almeida - Ascom/Educação
Os professores e coordenadores pedagógicos nomeados pelo Governo do Estado no concurso público da Educação, nesta terça-feira (16), já começaram a tomar posse hoje mesmo na capital e no interior do Estado. A posse está acontecendo no auditório da Secretaria da Educação do Estado (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB) e nas sedes de 26 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). Os educadores comemoram as nomeações e muitos aproveitaram o primeiro dia para assinar o termo de posse.

Este foi o caso de Sandra de Jesus. Ela  foi nomeada professora efetiva em Língua Inglesa. A professora disse que sua atuação em sala de aula será a oportunidade de retribuir para a comunidade todo o conhecimento adquirido durante os seus anos de estudos, em instituições públicas de ensino. “É uma alegria para mim estar aqui hoje, principalmente por ser oriunda da escola pública e graduada na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Por isso, vejo essa oportunidade como uma forma de devolver à comunidade tudo que recebi na Educação, contribuindo para a melhoria da rede pública e acreditando que se eu consegui meus alunos também poderão cursar uma universidade e passar em um concurso público”, ressaltou a professora, que é doutoranda em Literatura e Cultura na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Já o professor Reginaldo Alves, de Mata de São João, foi empossado para coordenador pedagógico. Ele falou que terá o compromisso de direcionar o seu trabalho em prol da Educação e da valorização da escola pública. “A minha expectativa é contribuir para a emancipação dos estudantes baianos. O coordenador pedagógico tem a função imprescindível para a construção dos projetos interdisciplinares e na articulação das áreas do conhecimento em conjunto com os professores e a comunidade. Com certeza vamos chegar para defender a qualidade da escola pública” destacou o educador, que cursa o mestrado em Gestão e Tecnologia Aplicada à Educação, na Universidade Estadual da Bahia (UNEB).

Os nomeados têm 30 dias para tomar posse, conforme o edital do concurso, mas a perspectiva é a de que assumam o quanto antes para que possam participar do planejamento do ano letivo de 2019, que acontecerá durante a Semana Pedagógica, em todas as escolas da rede estadual, de 4 a 8 de fevereiro.

Sobre o concurso
O concurso público, lançado em novembro de 2017, em parceria pelas Secretarias da Educação e Administração do Estado, foi o primeiro certame com carga horária de 40 horas semanais na rede estadual. Foram nomeados, nesta quarta-feira, 2.089 professores e 200 coordenadores pedagógicos.