Professoras e estudante dialogam sobre a atuação das mulheres no dia internacional de Ada Lovelace

Em celebração à Ada Lovelace, escritora, poetisa e matemática, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC) realizou a live “STEAM: incentivando garotas”, com a participação de estudantes e professoras em projetos de STEAM em escolas. 
 
Ada Lovelace criou o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, sendo assim considerada a primeira programadora da história. Durante a transmissão as convidadas Juliana Oliveira do Projeto Meninas Digitais BA (UFBA) e as professoras Karla Esquerre, Claudia Cajado, Alzira Melo e a estudante Ana Luisa Nogueira do Projeto Meninas nas Ciências de Dados na Escola abordaram sobre a atuação das mulheres nas ciências e tecnologias e como motiva-las a trabalhar nessas áreas.
 
“No projeto buscamos trabalhar com estudantes meninas visando essa aproximação para ciência de dados, exatas e engenharias na comunidade escolar para mostrar o papel e mudar a percepção das mulheres sobre suas atuações nas áreas”, explicou a estudante Ana Luisa, do projeto Ciências de Dados na Escola. 
 
Assim como o Ciências de Dados na Escola, o projeto Meninas Digitais também visa fortalecer a participação das mulheres na área de computação. “O projeto surge a partir de uma inquietação com o baixo numero de meninas nos cursos de tecnologia. Hoje nós temos turmas exclusivas com atuação de mulheres e desenvolvemos ações  para escolas públicas, pontuou Juliana, coordenadora do projeto.
  
O Dia de Ada Lovelace é um evento internacional, a data criada em 2009 por Suw Charman-Anderson, anualmente, toda segunda terça-feira do mês de outubro, celebra e dissemina no mundo inteiro as conquistas de mulheres nas ciências, inspirando outras a seguirem carreira nessa área.

Notícias Relacionadas