Professora Núbia Canguçu ensina Biologia através da consciência ambiental

Palavras-chave:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



A professora de Biologia Núbia Canguçu Gonçalves atua no Colégio Estadual de malhada de Pedras há 24 anos. Como não poderia ser diferente, todos os seus trabalhos realizados com os estudantes são relacionados de alguma forma ao meio ambiente e práticas sustentáveis. Ela acredita que pequenos gestos fazem a diferença e, por isso, faz questão de incentivar seus alunos a terem uma consciência ambiental.

Recentemente a professora implementou com os estudantes o projeto “Escola alegre é escola verde” no qual todos se envolveram na construção de um canteiro e plantio de mudas de árvores no pátio externo do colégio, para criar ambientes verdes e harmoniosos. “Minha metodologia de ensino está pautada em ações que contribuam para um meio ambiente saudável e melhor, pensando não só na a unidade escolar, mas também, em toda a comunidade”, disse a educadora.

“O papel de professor é ser um referencial de mudança", professora Núbia Canguçu

A estudante Wandra Silveira, 2° ano, afirmou que a professora Núbia sempre foi presente em relação aos alunos e que se preocupa com a aprendizagem de todos. “Gosto muito de suas aulas porque ela busca sempre fazer algo diferente para termos um melhor aproveitamento dos conteúdos estudados” destacou. Para a estudante Jéssica Coqueiro, 3º ano, a professora exerce seu papel de educadora com muito empenho. “Com seu jeito de ensinar, ela nos envolve a todo o momento, tornando os assuntos mais fáceis e abrangentes por meio de aulas teóricas e práticas”.

A professora contou que ama o ambiente escolar pelo fato dele está sempre se renovando com novas atividades, alunos e projetos. “O papel de professor é ser um referencial de mudança, ou seja, um agente de transformação na sociedade, pois, orientamos e formamos cidadãos”, ressaltou, acrescentando que fica orgulhosa ao ver seus alunos se formando em universidades e ganhando novos rumos na vida. “Fico muito emocionada quando recebo a visita de ex-alunos e pais. Sinto-me especial porque eles reconhecem o nosso trabalho e agradecem pelo carinho e dedicação”, declarou.

 

Ela também revelou que atuou como diretora do colégio por dois anos e, por conta do seu comprometimento com a educação, recebeu uma homenagem da Secretaria da Educação do Estado, como uma das gestoras do ano de 2013. “Foi uma satisfação receber esse retorno pelo meu trabalho realizado com muito carinho e motivação“.

 

A diretora Aureni Batista Caetano revelou que trabalhou com Núbia na mesma escola desde o início da docência e que a admira muito. “Construímos juntas uma boa parte de nossa história e orgulho-me de tê-la como colega e amiga. Sua prática pedagógica sempre dinâmica e inovadora favorece o processo de ensino e de aprendizagem dos nossos alunos”, concluiu a gestora.

Notícias Relacionadas