Professora Flávia de Araújo destaca a leitura como ferramenta essencial na Educação

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Professora Flávia de Araújo destaca a leitura como ferramenta essencial na Educa
Professora Flávia de Araújo destaca a leitura como ferramenta essencial na Educa
Fotos: divulgação
Encarar a profissão como uma missão de vida é o que move a paixão da professora Flávia Almeida de Araújo, do Colégio Estadual Juiz Jorge Faria Góes, em Feira de Santana (a 116 km de Salvador), pela Educação. Formada em Letras Vernáculas, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em 1998, sua trajetória está intrinsecamente ligada à unidade escolar onde estudou, estagiou, lecionou, e que, atualmente, atua como diretora. Amante da literatura, a educadora idealizou e desenvolve o Clube de Leitura na unidade escolar, com o objetivo de incentivar o interesse dos estudantes por obras nacionais e internacionais, além de motivar a produção autoral.
 
“Minha grande influência foi minha prima Vilma, que ensinava na escola quando eu era estudante. Isso despertou meu interesse pela profissão que considero uma missão de vida”, destacou a professora. Na universidade, Flávia ensaiou seu retorno ao Colégio Estadual Juiz Jorge, quando foi estagiária. Mas foi após concurso para a rede estadual que ela conseguiu realizar o sonho de voltar definitivamente à sua escola de origem. “Quando me formei, lecionei em algumas escolas particulares, mas acreditava que poderia ter um papel mais importante na rede pública. Por isso, no dia 3 de maio de 2003, eu iniciei a minha história como professora no colégio onde ensinei, fui vice-diretora, e que, desde 2014, atuo como diretora”, disse.
 
Segundo a educadora, o objetivo de buscar a gestão da unidade escolar fez parte do seu desejo de contribuir ainda mais com a qualidade do ensino na escola. “Com certeza, seguindo este caminho eu poderia ajudar em decisões pedagógicas e estruturais que como professora não teria como fazer”, destacou. Flávia ainda contou que, a partir de sua paixão pela literatura, criou o Clube de Leitura e promoveu uma reestruturação da biblioteca. “Com a participação de professores e estudantes investimos no acervo de livros, promovendo um grande envolvimento da comunidade escolar”, exaltou.
 
Essas ações também levaram a diretora a realizar um mestrado em Educação pela Universidad Autónoma de Asunción, do Paraguai, onde defenderá a dissertação intitulada ‘Como gestão escolar pode transformar a escola numa comunidade leitora’. “Acho que a gestão é fundamental para qualificação da educação e acredito que deve estar aliada ao pedagógico da escola”, afirmou. Segundo ela, todo o trabalho desenvolvido tem o objetivo de possibilitar a melhor educação pública para os estudantes. “Posso dizer que estou muito realizada pelo trabalho que faço na escola. Com a parceria de meus colegas, conseguimos realizar projetos que buscam transformar o aprendizado de nossos alunos e contribuir na sua formação”, concluiu.

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