Professor de história estimula alunos através de poesia

Palavras-chave:

Buscando inovar, estimular e incentivar cada vez mais os estudantes, o professor de história Flávio Márcio Sacramento criou o projeto “O ensino da História por meio da poesia”. Atualmente, o trabalho vem beneficiando cerca de 120 estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio do Colégio Estadual Professora Ana Bernardes, no bairro de Cajazeiras.

 De acordo com Flávio, a ideia inicial foi aproximar os estudantes à poesia, sempre abordando fatos históricos, como temática. “A função principal desse projeto é a provocação à ação, estimulando, assim, o interesse pela disciplina”, enfatizou Flávio.  Ainda segundo o professor, a motivação é o visível aumento da freqüência em sala de aula, aliado ao desenvolvimento qualitativo resultou num satisfatório índice de aprovação na matéria durante as primeiras unidades.

Para o professor, os poemas apresentados em sala de aula funcionam como material didático, auxiliando no ensino da disciplina. “É possível ver o amadurecimento do projeto com a evolução dos estudantes quanto à leitura, interpretação e frequência deles em sala de aula”, pontua o professor.

Publicação – Como resultado, Flávio escreveu o livro “Trilhos da História do Brasil”, publicado em novembro de 2013, onde são contados, por meio de 180 versos, os fatos relevantes da nossa história. Os textos versam sobre o Brasil colonial, imperial e republicano e traz à tona, momentos históricos e personagens, privilegiando a trajetória de luta, resistência e formação do povo brasileiro.

 

 

Notícias Relacionadas