Prêmios para professores e gestores são lançados em Brasília

Isabelle Araújo / MEC

O Ministério da Educação (Mec), o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) e a União de Dirigentes Municipais de Educação (Unidme) lançaram, conjuntamente, na sexta-feira (29/05), em Brasília, o Prêmio Gestão Escolar e o Prêmio Professores do Brasil.

“A escola pública é prioridade nacional, nosso país precisa avançar na qualidade da educação, disse o Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, no evento de lançamento, que contou com as presenças de secretários e gestores de Educação de todo País. Segundo ministro, as premiações “têm um papel pedagógico muito forte para a reflexão e troca de experiências entre os professores”.

As duas premiações fazem parte da Iniciativa Educadores do Brasil. As inscrições do Prêmio Professores do Brasil iniciam no dia 2 de junho e do Prêmio Gestão Escolar no dia 15 de junho. Informações nos sites do Mec e do Consed.

As iniciativas são bem vindas também para a educação estadual. “Os prêmios estimulam o trabalho realizado pelos gestores e professores nas unidades escolares para melhoria da aprendizagem”, afirma a professora Isabel Garcez, coordenadora do Prêmio Gestão Escolar na Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Para a educação municipal, a secretária de Educação de Una, Rosilene Vilanova Cavalcante, que também é vice-presidente da Undime-Bahia, diz que
“as premiações funcionam como uma plataforma de formação e estimulam as práticas exitosas entre professores e gestores, além de abrir caminho para um fazer planejado e a formulação de projetos para a melhoria da qualidade da educação”.

Para o secretario de Educação de Aratuípe, Anderson Passos, diretor da Undime-Bahia, “as premiações contribuem para despertar nos professores e gestores das escolas a reflexão sobre as práticas pedagógicas e de gestão escolar que contribuem para a melhoria do ensino e da aprendizagem”.