Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Pesquisa com estudantes de Nutrição e Dietética é publicada em revista nacional de Química
Uma pesquisa desenvolvida com a participação de 15 estudantes do curso técnico de nível médio em Nutrição e Dietética, do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde, em Itabuna, ganha notoriedade nacional com a publicação na Revista Química Nova na Escola. Intitulado “Situação de Estudo em Curso Técnico: buscando alternativas para a iniciação à docência na interação interinstitucional”, o projeto de pesquisa abordou a temática nutrição pela identificação dos conceitos químicos. A partir do estudo, buscou-se verificar quais seriam as contribuições desse processo na formação dos professores de cursos técnicos licenciados em Química.
Acesse aqui o artigo completo
Em uma das etapas da pesquisa, os estudantes responderam questões como: por que é importante ter uma boa alimentação, e quais alimentos são ingeridos com maior frequência por eles e por pessoas com quem mais convivem? Isso na perspectiva de traçar o perfil alimentar dos estudantes. Em outros momentos, foram realizadas aulas expositivas abordando temas como: a importância dos lipídios, dos glicídios e das proteínas, e o que a ausência e a falta destes podem causar ao organismo humano. Também foram feitas abordagens sobre a obesidade e a desnutrição, demonstrando como a boa alimentação pode prevenir estas e outras doenças. Visitas de campo à indústria de alimentos também foram realizadas.
O estudo evidenciou a importância da formação de professores para os cursos técnicos. “A vivência dessa concepção de ensino pelo grupo propicia uma formação diferente da tradicional, pois os conteúdos de química necessários para aquele nível de ensino foram contemplados a partir de uma situação real e conceitualmente rica sob o ponto de vista das ciências”, avaliam os autores no texto da pesquisa.
A professora Luciana Lima Rodrigues, do CEEP e uma das autoras pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), disse que a pesquisa, ao ser realizada no próprio Centro, também contribuiu para despertar, ainda mais, o interesse dos estudantes pela ciência. Além disso, ressalta a importância da disciplina na matriz curricular de cursos técnicos, como o de Nutrição, um dos ofertados pela Rede Estadual de Educação Profissional, dentro do Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde.
“O trabalho que a gente faz é mostrar esse lado que a Química tem de bonito. Esse ensino contextualizado faz com que eles despertem o interesse pela matéria. Eu já tenho alguns alunos que saíram do Centro, inclusive, do curso de Nutrição e já estão fazendo faculdade de Química. Esta, aliás, é uma área que tem uma demanda muito grande no mundo do trabalho”.
A Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia estimula a produção do conhecimento e a articulação entre ciência, tecnologia e sociedade. Deste modo, o futuro profissional tem um embasamento teórico do seu saber fazer. Além disso, a interação com as universidades estaduais e a Superintendência da Educação Profissional (Suprof) vem se aprofundando por meio de convênios, a exemplo do firmado com a Uneb, para a realização de cursos de Especialização em Metodologia de Ensino em Educação Profissional e de Especialização em Gestão da Educação Profissional. Outros convênios foram firmados com a Uneb e a Uesc para a Formação de Professores e com a Universidade Estadual de Feira de Santana e o Centro Territorial de Educação Profissional Portal do Sertão envolvendo o curso de Agronomia.
Notícias Relacionadas
-
Secretaria realiza segunda chamada de avaliações do Curso de Gestão Escolar
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo