Oficina prepara educadores para participação na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Cerca de 200 professores da rede estadual de ensino participaram de uma oficina promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que buscou preparar os educadores para a participação nas Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente. A formação, realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, integrou as atividades em comemoração aos cinco anos do programa Ciência na Escola.
 
“Contamos com oficineiros da Fiocruz do Rio de Janeiro e da Bahia que trabalharam com os nossos professores e passaram orientações de como participar da Olimpíada. A fundação é parceira do Ciência na Escola desde 2012 e já alcançamos bons resultados, com estudantes sendo premiados nas olimpíadas. Este é mais um movimento que o programa lança na rede estadual”, disse Shirley Costa, coordenadora do Ciência na Escola.
 
Fotos: Liviane Barbosa / ASCOM IAT
Os professores foram capacitados pelos oficineiros para orientar os estudantes quanto a melhor forma de construir e submeter projetos à Olimpíada. “Eu consigo identificar uma semelhança muito intensa, entre o Ciência na Escola e a Olimpíada. O programa trata dos assuntos que estão ligados à saúde e ao meio ambiente, desenvolvendo projetos e acredito que por conta desta identificação, o professor que atua no Ciência na Escola tem condições de fazer a sua inscrição para a Olimpíada com muito mais facilidade”, afirmou Inez Sodré, coordenadora pedagógica das Olimpíadas Brasileira de Saúde e Meio Ambiente.
 
“Essa oficina pedagógica amplia o nosso campo de atuação e nos traz as ferramentas necessárias para que a gente possa trabalhar com os estudantes. É uma oportunidade única”, celebrou a professora Gildete Brito, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão, Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito.
 
A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente foi criada em 2001 para promover a melhoria das condições de vida e saúde da população brasileira, além de estimular professores e estudantes de escolas públicas e privadas a refletirem sobre a temática, desenvolvendo projetos de forma crítica e criativa. As informações sobre inscrições estão disponíveis no site www.olimpiada.fiocruz.br.

Notícias Relacionadas