Oferta de bolsa de estudo pelo governo do Japão

Estão abertas, até 06 de março, as inscrições para a seleção da bolsa de estudo "Monbukagakusho", ano 2015, oferecida pelo governo do Japão para professores e educadores do ensino fundamental e médio, interessados em realizar pesquisas, em universidade japonesa, nas áreas relacionadas com a educação.

Para participar, o candidato deve apresentar nacionalidade brasileira  e ter pelo menos cinco anos de experiência como professor do ensino fundamental ou médio ou como orientador pedagógico, assistente educacional ou diretor de escola, na área pública ou privada. Também é preciso que o candidato tenha fluência em inglês, idade até 34 anos e ser graduado por uma universidade ou escola de formação de professores (magistério). É recomendável o conhecimento básico da língua japonesa.

Os candidatos selecionados receberão uma bolsa de estudo, passagem de ida e volta para o Japão e isenção de taxas escolares.

Documentação necessária (1ª fase):

• Formulário de inscrição (no anexo, devidamente preenchido em inglês, com duas fotos 3.5x4.5cm recente);
  • Histórico escolar (cópia autenticada em papel A4 ou original da universidade, com tradução em inglês);
  • Diploma de graduação (cópia autenticada em papel A4 ou original da universidade, com tradução em inglês);
  • Currículo resumido (em inglês, destacando a experiência no ensino, em papel A4, digitado);
  • Carta de recomendação (em inglês, pelo diretor do local de trabalho);
  • Documento que comprove a sua experiência como professor ou educador (declaração, cópia de contra-cheque ou carteira de trabalho).

O formulário de inscrição e toda a documentação necessária deverão ser enviados para o Consulado do Japão no Recife, endereço Rua Padre Carapuceiro, 733 – 14º andar

51020-280, Boa Viagem – Recife – PE.