NTE sedia curso avançado em Moodle para profissionais da Educação Básica e Superior

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira (IAT), por meio da sua Diretoria de Educação a Distância e Tecnologia Educacional (DIRED), realiza de 11 a 15 de agosto de 2014, cursos de Instalação, Customização e Administração Técnica do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, Curso de Design Instrucional para Autores, Tutores , Coordenadores e Gestores de EAD, ministrado pelo Consultor em EaD, Robson Silva.

Os cursos oferecidos fazem parte de um leque de ações da DIRED, com o objetivo de implementar e fortalecer o uso das Tecnologias tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, oferecido através das Instituições públicas de Ensino credenciadas no Programa Universidade Aberta do Brasil.

Fotos: Roberta Rodrigues/IAT

“A ideia é exatamente aperfeiçoar, ampliando e permitindo que mais profissionais tenham o conhecimento desde  a produção de material didático a gestão da educação a distância e o trabalho com Ambientes Virtuais de Aprendizagem e outras ferramentas do WEB 2.0”, destacou Robson Silva , formado em Pedagogia pela Faculdade Federal do Amazonas e Mestrando em educação.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem -  Conhecido como AVA nas instituições de Ensino Superior e empresas  que tem com objetivo possibilitar a capacitação de profissionais e estudantes através da Internet.Um AVA que vem tendo destaque entre as instituições, é o Moodle(Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), ambiente de aprendizagem desenvolvido pelo Australiano Martin Dougiamas em 1999

“Essa área de educação a distância é caracterizada por uma mudança muito rápida nas tecnologias, nas possibilidades. O que a gente tem feito é procurar resgatar aquilo que já foi trabalhado e ampliar com novas ferramentas, particularmente da WEB 2.0, permitindo que o profissional que aqui esteja, seja capaz de levar a tecnologia de qualidade de fácil utilização pelo professor, assim, consequentemente que o aluno seja atendido de forma adequada”, completou Robson.

 Para a cursista e professora do Núcleo de Tecnologias Educacional (NTE), Alair Albino, a formação trouxe novas formas de aprendizado e mais possibilidades de planejamento, e estruturação de sala virtual e novos aplicativos. “Além da questão de transcender o ambiente virtual e não ficamos presas aos recursos, as ferramentas, as atividades... O ambiente virtual agrega outras redes sociais, outros recursos”, disse Alair.

“É um curso muito interessante, embora muito rápido, mas nos dá uma base para que a gente queira buscar mais a respeito do Designer instrucional na área do EaD.Esse curso apresenta novidades em relação a Educação a Distância, e nos ensina como organizar a EaD, sendo super importante para o nosso trabalho”, salientou a cursista  e Supervisora do Programa Pacto Ensino Médio Bahia, Gervaine Ferreira.

 

Notícias Relacionadas