Lançamento do Programa de Educação Matemática

Fortalecer o ensino da matemática nas escolas públicas da Bahia. Esse é o objetivo do Programa de Educação Matemática desenvolvido pela Secretaria Estadual da Educação, através do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), Pacto pelos Municípios e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que será lançado no dia 9 de julho de 2013, através de videoconferência para todos os polos do Estado, das 8h30 às 12h30.

PEM – O programa integra três ações: Alfabetização Matemática, destinada aos alunos SESI-Matemática e a Feira Baiana de Matemática. A Alfabetização Matemática se constitui de um material didático específico, composto por um Manual do Professor com a proposta didática, um Caderno de Atividades do estudante, um Caderno com encartes para o estudante e outro para o professor e, também, 26 cartazes didáticos. Esse material, que tem o mesmo formato do programa “Alfabetização na Idade Certa”, do Ceará, será distribuído para 143 mil estudantes e 10 mil professores de 373 municípios.

O SESI-Matemática é uma plataforma online que disponibiliza jogos (games) e mais de 50 mil desafios educativos que contemplam os conteúdos prioritários de Matemática do Ensino Médio. Nos jogos, a matemática é apresentada em ações do cotidiano e os professores podem acompanhar a evolução dos estudantes de forma integrada e em tempo real, pois a plataforma gera relatórios dos avanços, por nível de complexidade nos diversos conteúdos matemáticos.

A Feira Baiana de Matemática é um projeto de extensão da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e em 2012 firmou parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, ampliando sua abrangência para nível estadual. Na VII edição, 75 trabalhos foram premiados e expostos, sendo que 10 trabalhos representarão a Bahia na II Feira Nacional de Matemática, que será realizada em Brusque, Santa Catarina, de 17 a 19 de julho de 2013 e dois deles no Congresso Internacional de Modelagem Matemática que acontecerá em Blumenau, SC, de 15 a 17 de julho de 2013. A VIII Edição será realizada em Salvador, em novembro de 2013 e deve contar com 100 trabalhos.

“O movimento da Educação Matemática vem para alavancar novas formas de se ensinar. É utilizar a disciplina para entender a vida e esse mundo. Não é uma ação exclusiva da Bahia, mas, sim, de uma intenção mundial de voltar as suas atenções para a matemática neste ano de 2013”, explicou a Diretora Geral do IAT, Irene Cazorla.

Segundo a diretora, este momento é ímpar, pois vai mobilizar os professores de matemática do Estado num movimento proativo pela garantia da aprendizagem matemática dos estudantes das escolas públicas.