Lançados 04 novos volumes da Revista Estudos IAT

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira, lançou, nesta sexta-feira (29), 04 novos volumes da Revista Estudos IAT. Foram publicadas 03 edições regulares, que trazem artigos com temas diversos, e 01 edição especial com textos literários e técnico científicos sobre o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. 
 
 
A Revista Estudos IAT é uma publicação semestral do Instituto Anísio Teixeira – IAT, em formato eletrônico e tem como finalidade fomentar a produção e a disseminação do conhecimento através de artigos, resumos, resenhas, bibliografias e entrevistas resultantes dos projetos de investigações desenvolvidos pelo Instituto Anísio Teixeira, órgão da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Teve seu primeiro número publicado em novembro de 1987, em formato impresso. No ano de 2010, passou ser editada em formato eletrônico.
 
“A Revista Estudos IAT tem desempenhado um importante papel para as redes de ensino da Bahia no que se refere à produção e difusão do conhecimento na área da Educação. A publicação desses quatro volumes, que reúnem 39 textos de educadores(as) e estudantes, contribuirá para a manutenção e potencialização da Revista como importante ferramenta pedagógica em um processo de constante fomento à produção e pesquisa de temas relevantes para a Educação em nosso Estado. As próximas edições para o ano de 2024 já estão planejadas e teremos boas novidades”, destacou o coordenador de Diversidade, Inclusão e Pesquisa do Instituto Anísio Teixeira, Rogério Lima.
 
Edições regulares -  Volumes 08, 09 e 10
 
Trazem, no total, 35 textos técnico científicos: 10 no VOL 8/2022, 12 no VOL 9/2023 e 13 no VOL 10/2023. O material é baseado nas 06 linhas de pesquisa que compõem o Grupo de Estudos, Pesquisa e Experimentações Educacionais (GEPEE) que são: Educação e Diversidade; Educação Escolar do/no Campo, Indígena, Quilombola e Educação Profissional e Tecnológica em Diálogos com Saberes e Práticas Afrobrasileiras e Indígenas no Brasil e na Amazonia; Educação Popular, Saúde, Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) e Formação de professores; Educação, Saúde e Formação Profissional para Atuação na Política Nacional de Atenção Básica; Formação de Professores da Educação Básica, Currículo Escolar, Tecnologia Aplicada a Educação e Popularização da Ciência; Trabalho-Educação, Relações Raciais, Políticas Públicas Educacionais, Financiamento da Educação e Formação Humana.
 
Edição Especial – Volume 11
 
A publicação tem como tema central o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. É composta por 04 textos: um técnico científico e três literários. O material, selecionado através do edital 007/2023 - Prêmio Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, foi submetido à análise e avaliação de uma comissão antes de ser publicado. Participaram da seleção estudantes da educação básica, estudantes da educação superior, profissionais da educação e pesquisadores ou participantes de grupos de estudo, conforme especificações do edital.

Notícias Relacionadas