IAT sedia oficina do Prêmio Jovem Cientista

Fotos: Neise Soares/IAT

O Instituto Anísio Teixeira (IAT) sediou no dia 14 de junho de 2013 a Oficina do Prêmio Jovem Cientista. A atividade contou com a participação de professores e estudantes da rede estadual.

O Prêmio Jovem Cientista tem como objetivos revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade. Este ano o tema escolhido foi “Água: Desafios da sociedade”. As inscrições acontecem no site http://www.jovemcientista.cnpq.br/ até o dia 30 de agosto de 2013.

A consultora de divulgação do Prêmio Jovem Cientista para o Ensino Médio da Fundação Roberto Marinho, Eloisa Aquino, explicou a atividade. “Algumas capitais receberam oficinas de capacitação para alunos e orientadores. Essas capacitações servem para explicar o passo a passo da pesquisa cientifica e fazer do aluno um multiplicador dessas informações”, disse Eloisa.

Rafael Santos, aluno do Colégio Estadual Cleriston Andrade, participou da oficina e descreveu sua experiência no evento. “Essa experiência para mim foi muito importante, pois eu pude conhece outras pessoas , além de aprender mais sobre diversos assuntos. Para mim serviu como um teste vocacional porque daqui eu posso decidir que profissão eu vou seguir dentro da ciência, que é a minha área”, contou o aluno.

A coordenadora do Programa Ciência na Escola (PCE) explicou que a oficina teve como objetivo, orientar os estudantes na construção de propostas para a participação no Prêmio Jovem Cientista. “Durante o evento foi possível identificar o envolvimento e a curiosidade dos estudantes em compreenderem a proposta apresentada, bem como colherem o máximo possível de informações, deixando fluir o senso científico, comum nos jovens pelo espírito investigativo, próprio nessa fase de formação”, disse Shirley.

Hoje, o Prêmio Jovem Cientista é uma parceria do CNPq, com a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a GE.