IAT sedia I Seminário do Grupo de Pesquisa Estudos Corponectivos em Dança

O objetivo do evento foi promover reflexões acerca da dança e das artes em intersecção com estudos da imagem, da metáfora, do ensino da arte e da ação pedagógica em seu amplo sentido.

A coordenadora geral do seminário, e também professora doutora da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia - UFBA, do Departamento de Técnicas e Práticas Corporais, Lenira Rangel, destaca a importância do evento. “Resumidamente, é essa ideia de ação enativa, que faz a pessoa pensar, sentir, perceber o próprio corpo e o de quem ela está vendo dançar”, diz Lenira.

Foi uma troca de conhecimento entre alunos da graduação, pós-graduação, de professores de ensino da rede estadual, da rede municipal, professores do ambiente universitário da UFBA e os da escola de dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, que estiveram no evento. “A ecologia de saberes, que é o conhecimento de vários lugares que se conversam, é de fundamental importância”, observa Lenira.

A Dra. Irene Tourinho, pós-doutora em Artes Visuais pela Universidade de Barcelona, Espanha, participou do seminário com a palestra Como relações do imagem/corpo reinventam ações na educação? “Esse é um evento que pode ser deflagrador de uma série de outros necessários para que a gente possa criar um compromisso e um comprometimento com a formação, a atualização, a atuação e a profissionalização dos professores na área de artes. Me sinto muito honrada de poder contribuir”, ressalta Irene, que também parabenizou a Diretora Geral do IAT, Irene Cazorla, pela iniciativa.

O evento, no âmbito do instituto, foi concebido pela Diretoria de Formação e Experimentação Educacional - Dirfe, coordenada por Jeudy Aragão. “Essa foi uma oportunidade que a UFBA nos deu de proporcionar a estes professores a participação em uma atividade de formação ligada muito mais à área de dança, porém conectada com a discussão entre as disciplinas de artes e educação física sobre o uso do corpo”, afirma o diretor.

Ainda segundo Jeudy, outro objetivo do evento foi aproximar os professores universitários do IAT. “A gente tem denominado esse caminho de universidade-escola. É um caminho em que a universidade oferece um curso para professores e para os estudantes das licenciaturas com a inclusão de professores da rede estadual. Hoje temos 70 professores da rede estadual de vários municípios do estado da Bahia inscritos”, conta Jeudy.

Gilmar Paim de Lima, professor de artes do Colégio Estadual Dona Mora Guimarães, localizado no bairro de Cajazeiras, em Salvador, foi um dos beneficiados que participaram do evento.  “O evento me surpreendeu e está sendo melhor do que eu esperava. Pensei que seria uma coisa mais teórica, mas o trabalho está sendo bem dinâmico”. Gilmar acrescenta que vai levar os conhecimentos adquiridos para a sala de aula. “Vou tentar trazer as questões do corpo. Agora mesmo, em novembro, tem a semana da consciência negra e a gente vai tentar aproximar os alunos dessas questões”, conta o professor.

O seminário foi promovido pelo IAT e o Programa de Pós-Graduação em Dança da Escola de Dança da UFBA, por meio de um de seus grupos de pesquisa, o Corponectivos em Dança.