Gestores escolares do NTE 26 se reúnem no IAT para discutir estratégias de prevenção e combate ao assédio

Palavras-chave:
Após um ano de trabalho e 16 encontros presenciais, o Instituto Anísio Teixeira (IAT), a Corregedoria e a Ouvidoria da Secretaria da Educação do Estado da Bahia encerraram, nesta quarta-feira (04), o ciclo de formações ‘Assédio Zero e Prevenção à Violência nas Escolas’. Este último encontro aconteceu no IAT, em Salvador, e reuniu, ao longo de dois dias de trabalho, cerca de 100 gestores escolares do NTE 26 para discutir estratégias para prevenir e combater o assédio e demais tipos de violência nas escolas da rede estadual da Bahia. 
 
A ação formativa teve por objetivo qualificar profissionais da rede estadual de ensino para que identifiquem práticas e condutas do assédio e abuso ocorridos no ambiente escolar e possam contribuir na adoção de medidas adequadas de prevenção e proteção dos estudantes. A ideia é fortalecer o diálogo sobre o combate ao assédio e a violência nas escolas com a gestão da escola, a comunidade escolar e todos os parceiros envolvidos.
 
“A participação nesta formação foi extremamente importante. Ela nos trouxe todas as leis para que a gente relembrasse e também um estudo de casos que nos permitiu analisar a aplicabilidade destas leis, gerando muitos questionamentos que pudemos sanar com a equipe da Secretaria trazendo mais segurança para a gente na condução de algumas situações que acontecem no ambiente escolar”, contou a diretora do Colégio Estadual de Plataforma, Andrea Silveira.
 
“Uma formação muito legal e importante para nós gestores termos uma base, de acordo com os parâmetros que a Secretaria nos dá de suporte, para orientar os nossos professores, funcionários e estudantes a respeito de diversas situações de violência e assédio que todos possam sofrer. A formação nos mostrou a forma correta de conduzir situações que podem ocorrer com qualquer pessoa nos espaços escolares” diretora do Colégio Estadual Helena Celestino Magalhães, Tatiane Coelho.
 
A formação
 
A formação teve carga horária total de 20 horas, sendo 12 horas voltadas para encontros presenciais e 08 horas dedicadas aos desenvolvimentos de atividades virtuais no AVA/Moodle.
 
Os encontros presenciais foram realizados em duas etapas. No primeiro dia foram apresentadas informações e explicações sobre como os termos "assédio" e "violência" são tratados pela legislação. Também neste momento os participantes tiveram acesso a dados estatísticos para, no segundo dia de atividades, realizarem trabalhos em grupo para estudo e análise de casos reais, que foram apresentados no encerramento do encontro. 
 
A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a Superintendência de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), a Coordenação de Proteção à Criança e ao Adolescente da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI).
 
 

Notícias Relacionadas