Gestores de NTE e secretários municipais avaliam caminhos percorridos pela formação continuada

Secretários Municipais e gestores dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) dos Territórios de Irecê (NTE01), Velho Chico (NTE02), Litoral Norte e Agreste Baiano (NTE18) e Sudoeste Baiano (NTE20) participaram nesta quarta-feira (2) do Encontro de Alinhamento da Formação Continuada Territorial. Na atividade foram discutidas pautas como a avaliação da formação e a participação dos coordenadores pedagógicos, gestores escolares e das equipes técnicas dos territórios nos encontros formativos propostos pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Ayrleide Miranda, diretora do Núcleo Territorial 02 - Barreiras, Território do Velho Chico, destacou que a Formação Continuada é uma agenda importante para a educação e o retorno sobre a participação dos gestores e educadores é fundamental. "Estou, junto com a equipe do NTE acompanhando essas participações, seja dos educadores da rede estadual ou das municipais. Vamos agora pensar juntos em fortalecer ainda mais a presença destes educadores lá".

Mesmo com bons indicadores de participação, a diretora geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira pontua que é preciso o envolvimento de todos. "A Formação Continuada não está descolada das outras atividades que nossos educadores estão fazendo, então é importante que todos participem, pois lá podem encontrar conteúdos, ajudas, experiências que os auxiliam em suas outras atividades", pontua.

Além da pauta de participação, a diretora pedagógica do IAT, Diana Melo e a coordenadora de formação, Micheli Cruz, apresentaram o desenho pedagógico da Formação Continuada. "Eu participo da formação, acesso a plataforma e os conteúdos que são discutidos e trabalhados lá são ótimos. Por isso precisamos nos planejar melhor para que todos possam participar. Esse retorno que o IAT nos dá é importante demais", afirmou a Secretária de Educação de Acajutiba, Cristina Matos.

Na mesma linha, o diretor do NTE 20, de Vitória da Conquista, Ricardo Moraes, pontuou que  "a partir destes dados poderemos monitorar e acompanhar a formação e fortalecer a participação". O diretor do NTE 01 de Irecê, Clendsson Barreto, reforçou que é preciso usar todos os instrumentos possíveis para que a formação aconteça. O gestor lembrou o esforço do IAT ao fazer com que a formação fosse mantida no ambiente remoto. "O IAT fez um ótimo trabalho e a formação é importante para a educação na ponta", acrescentou.

Quem também comemorou a manutenção da Formação, mesmo ela não acontecendo de forma presencial, foi Julio César Souza, dirigente municipal de educação de Sátiro Dias. "Este é um trabalho rico e que não pode parar. O IAT é referência em formação dos profissionais de educação em todo o país. Temos que unir esforços e fortalecer a educação em nosso Estado".

A próxima reunião de alinhamento acontece na sexta-feira (04/09), com os Núcleos Territoriais de Teixeira de Freitas (NTE07), de Amargosa (NTE09), de Jequié (NTE22) e Serrinha (NTE04).