Forprof discute ementas de novos Grupos de Trabalho

Forprof discute ementas de novos Grupos de Trabalho
Foto: Alice Coelho - Ascom/IAT
Membros do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado da Bahia (Forprof-BA) reuniram-se, na manhã desta segunda-feira (21), para discutir as ementas dos novos Grupos de Trabalho (GTs) criados a partir da aprovação do novo regimento interno, ocorrida no último dia 13 de setembro. O encontro aconteceu na sede do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.

Durante a reunião, os membros realizaram uma nova leitura do regimento, que aguarda homologação e publicação, que deverá ser realizada pelo presidente do Forprof, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

De acordo com a diretora geral do IAT e vice-presidente do Forprof-BA, Cybele Amado, o Fórum segue fortalecendo os espaços democráticos e de direito, de discussão e fomento da Educação de qualidade. “Hoje avançamos na elaboração das minutas das ementas de cada grupo de trabalho, definidos como Demanda e Oferta, Planejamento Estratégico e Formação e Valorização dos Profissionais da Educação”, informou.

Neste sentido, o coordenador Executivo de Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação, Marcius de Almeida Gomes, reforça que a atividade do GT de Demanda e Oferta é prioritária, pois, a partir dela, é possível criar um planejamento estratégico consistente. “Temos alguns desafios nesta área, que são as discussões das vagas ociosas, da evasão, da baixa procura, temas e ações importantes para compreendermos o papel da formação inicial e continuada”, destacou.

O coordenador acrescentou, também, que a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a pedido da Secretaria da Educação, está realizando uma pesquisa sobre as demandas nos municípios. “A gente tem uma previsão de mais de 20 mil vagas reais que o município e Estado precisam atender, tanto de formação inicial quanto da segunda licenciatura. Acredito que nos próximos 45 dias teremos uma proposta para estes dados”, concluiu.

Como integrante do GT de Planejamento Estratégico, a vice-presidente do Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEE-BA), Alessandra Assis, destaca que os temas dos GTs devem estar relacionados ao contexto da Educação. “Essa é uma construção coletiva, de pensarmos sobre os assuntos que o Fórum precisa se debruçar e deliberar”. Ela explica também que o GT de Planejamento Estratégico deve realizar um estudo sobre as ações e planos desenvolvidos nos últimos anos. “Estamos começando por um inventário do planejamento dos últimos 10 anos”, afirmou.