Formação incentiva combate ao desperdício de energia e mudança de hábitos nas escolas

Professores da rede estadual, envolvidos com a temática Energia e Sustentabilidade, participam da formação do projeto Educação com Energia, que inicia hoje (24/09) e segue até sexta-feira, no Instituto Anísio Teixeira (IAT).  A ação, fruto da parceria do programa Educar para Transformar, com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura, busca formar professores e mobilizar estudantes e comunidade escolar, ampliando o debate sobre a eficiência energética, o combate ao desperdício de energia e incentivar a mudança de hábitos.

Fotos: Liviane Barbosa/ Iat

Segundo a coordenadora do programa Ciência na Escola, Shirley Costa, os professores do Programa, selecionados para a formação integram, também, as 164 escolas que escolheram a temática Energia e Sustentabilidade para 5ª Feira de Ciências da Bahia (Feciba). “Temáticas como Energia e Sustentabilidade são de relevância social, que consideram a territorialidade dos sujeitos como uma questão que inspira uma mudança na sala de aula”, disse Shirley.

“O Canal Futura e a Eletrobrás desenvolveram, em parceria, o kit “Energia que Transforma”, que traz vídeos, módulos, jogos e outras ferramentas que auxiliam o professor a trabalhar com o tema da eficiência energética em sala de aula. A gente traz uma proposta de método de ensino que é lúdico, interativo e propõe contextualizar o tema com vida dos estudantes e professores”, explicou a representante do Canal Futura, Vanessa Castro.

“O curso está sendo ótimo, já que aborda um tema tão importante que é a energia. Espero aprender novas formas de levar esse assunto para a sala de aula, o Brasil enfrenta uma crise energética, então é de suma importância a gente conscientizar os nossos alunos sobre as maneiras diversificadas de preservar e utilizar de maneira racional a energia. Vou levar para os alunos todas as experiências vivenciadas aqui e sei que ele vai levar esse conhecimento para todos ao seu redor”, relatou o professor, Leonardo Farias, do Colégio Estadual Coronel Horácio de Matos, em Piatã.

Notícias Relacionadas