Estudantes participam da IV Feira de Ciências e matemática da Bahia

Estudantes da Rede Pública Estadual participam da IV Feira de Ciências e Matemática da Bahia, que acontece de 28 a 30 de outubro 2014, das 9h às 17h, na Itaipava Arena Fonte Nova, na cidade de Salvador.

 Com o objetivo de possibilitar aos jovens baianos o contato com  pesquisa,  experimentação e  inovação como ferramentas no fortalecimento das práticas de estudo, o evento conta com a participação de 240 projetos desenvolvidos por estudantes da Rede Pública Estadual do Ensino Fundamental II, Médio e Profissionalizante.

 O projeto Feira de Ciências da Bahia foi idealizado em 2010, pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), com o objetivo de estimular a relação ensino-aprendizagem e fomentar o protagonismo dos estudantes na construção do seu conhecimento.

“A Secretaria da Educação ao promover anualmente o Encontro Estudantil, proporciona visibilidade aos projetos que surgem na Escola e que muitas vezes têm com foco estudos regionalizados que apontam possíveis soluções para diversas problemáticas do cotidiano tais como: problemas socioambientais, culturais e econômicos da sua comunidade: isso reforça a ideia de pertencimento”, destacou o coordenador da Feira de Ciências, Rogério Lima.

A Feira de Ciências da Bahia se insere, através do Programa Ciência na Escola, na política pública estadual de Educação de valorização do estudante, na qual o mesmo deve ser  o sujeito portador do direito à Educação Científica, a ter acesso ao patrimônio da Humanidade nas Artes, nas Ciências e na Cultura, a ter um aprendizado significativo, que o insira no mundo contemporâneo, científico e tecnológico.

Dessa forma, a Feira se torna um espaço de exposição científica, de intercâmbio cultural entre as escolas, por meio do compartilhamento de experiências dos estudantes, orientadas pelos docentes com o objetivo de estimular a criação e a estruturação da pesquisa científica na Educação Básica. A estratégia do ensino deve se pautar na cooperação. O interesse é também estimular a cooperação para o fortalecimento de uma rede de pesquisadores juniores e seus orientadores.

Notícias Relacionadas