Estado convoca 581 professores aprovados no concurso de 2010

O Diário Oficial do Estado (DOE) publica, nesta quinta-feira (11 de outubro), o edital de convocação de 581 candidatos aprovados no último concurso público para o cargo de professor do ensino fundamental e médio da rede estadual.

Os profissionais terão carga horária de 20 horas semanais e irão atuar em municípios de 30 Diretorias Regionais de Educação (Direc) no interior do estado. A convocação para provimento das vagas irá obedecer à ordem de classificação por Direc, polo e disciplina. Esta é a quinta convocação do concurso, realizado em 2010, e que aprovou cinco mil candidatos.

Foto Secom

Documentos – Os convocados têm cinco dias úteis, a partir da publicação do edital no DOE, para se apresentar à sede da Direc a que pertence o município para o qual forem indicados, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30. Todos devem apresentar os documentos listados no edital.

Realizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), sob a coordenação da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), o concurso foi destinado ao provimento de 3,2 mil vagas para o cargo de Professor Padrão P–Grau 1, mas já convocou 3.733 aprovados.

Grupo de trabalho – Formado por representantes do Governo da Bahia e da APLB Sindicato, um grupo de trabalho vai discutir conjuntamente a pauta da categoria dos professores da rede estadual. A sugestão foi apresentada pelo presidente da entidade sindical, Ruy Oliveira, e aceita pelos secretários estaduais Manoel Vitório, da Administração, e Osvaldo Barreto, da Educação, durante reunião realizada ontem, na sede da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

Mais nove dirigentes sindicais da categoria também participaram do encontro, que discutiu temas específicos da educação e questões econômicas. "O objetivo é construir uma proposta juntamente com a APLB Sindicato, que seja factível com o orçamento do Estado", afirmou o secretário da Administração, Manoel Vitório.

Valorização – Segundo ele, a proposta deve seguir a política de valorização da carreira estabelecida pelo governo, que garantiu aos professores um plano estruturado, com reajuste de 75,6% nos últimos cinco anos, o que representa aumento salarial de 34,97% acima da inflação.

O último encontro de representantes do governo estadual com a APLB Sindicato ocorreu há pouco mais de um mês, quando foram debatidas e resolvidas questões apresentadas pela categoria, a exemplo da recontratação dos profissionais em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e a retirada de processos administrativos em função da paralisação dos professores.

Fonte: Secom