Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Equipes técnicas concluem formação analisando importância dos dados na construção das políticas públicas
Equipes técnicas concluem formação analisando importância dos dados na construção das políticas públicas
Após 04 dias intensos de atividades, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira, finalizou, nesta sexta-feira (20), a terceira etapa da formação continuada de equipes técnicas das secretarias municipais de educação e dos Núcleos Territoriais de Educação da rede pública estadual.
Com o tema ‘(Re)planejando a partir dos resultados das avaliações externas’, a ação formativa, que é realizada em regime de colaboração com os municípios contou, desta vez, com a parceria da União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Instituto Reúna, O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAed), o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) e o Instituto IEDE (Interdisciplinaridade e Evidências do Debate Educacional).
“Participar desta formação está sendo muito significativa para a gente, considerado o trabalho que realizamos dentro da Secretaria, juntamente com as escolas municipais da rede. Estar aqui é muito positivo, porque dá um norte no nosso trabalho e nos apresenta ferramentas e instrumentos para utilização dentro da nossa rede, enfatizando as dificuldades e perspectivas de avanço dentro do processo de ensino e aprendizagem”, afirmou a técnica do município de Jaborandi (NTE 23), Rejane de Souza Correia.
“É bem interessante este regime de colaboração entre o governo do estado e os municípios, porque educação não se faz sozinho. O que a gente aprendeu aqui a gente leva para os municípios com o objetivo de ampliar, reforçar e potencializar o trabalho dos professores, de modo que a gente consiga avançar no resultado dos anos finais”, destacou a professora do município de Coribe (NTE 23), Raimunda Marques.
A formação, que aconteceu entre os dias 17 e 20 de setembro, com três turmas diferentes, contou com a presença de técnicos que atuam diretamente no atendimento a estudantes dos anos finais do ensino fundamental. O objetivo foi fortalecer o atendimento à maior concentração de estudantes da educação básica que estão sob responsabilidade tanto dos municípios quanto do Estado, conforme dados do Censo Escolar 2023.
Para atender às necessidades da etapa, a formação tem foco na compreensão da oferta, observando aspectos como permanência e evasão, bem como na gestão da aprendizagem, apoiando os técnicos de secretarias na análise e acompanhamento das avaliações para fortalecimento das políticas educacionais.
Programação
No primeiro dia de encontro, os participantes da formação assistiram a uma conferência sobre o tema ‘O olhar sobre as avaliações externas na Educação Básica’, que foi ministrada pelo analista de avaliação sênior do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), Luís Antônio Fajardo Pontes, a apresentações sobre as experiências dos municípios com os indicadores à serviço da aprendizagem e a uma palestra acerca do tema ‘Implementação de Políticas de Recomposição de Aprendizagem’, que foi proferida pelo consultor de projetos no Instituto Reúna, João Lucas Lopes Miacci.
Já no segundo dia de trabalho, os técnicos das secretarias municipais de educação e dos Núcleos Territoriais de Educação da rede pública estadual participaram de grupos de trabalho onde debateram as temáticas ‘Interseccionalidade em Foco: Dados Educacionais e Políticas Públicas com Equidade’ e ‘Como trabalhar indicadores na/ para/com a Rede’. As atividades com os grupos de trabalho foram conduzidas pelos representantes Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) e do Instituto IEDE (Interdisciplinaridade e Evidências do Debate Educacional).
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo
-
Uneb firma parceria com Campanha Natal sem Fome e inaugura postos de arrecadação em 27 cidades baianas