Encontro discute como melhorar desempenho de estudantes

Professores e diretores de escolas da rede estadual de ensino participam nestas terça (8/10) e quarta-feira (9/10), em Salvador, de um encontro que aborda o Programa de Garantia do Percurso Educativo Digno. Trata-se de um conjunto de ações adotado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, desde 2008, para assegurar aos estudantes a melhoria do desempenho escolar daqueles com dificuldades de aprendizagem, elevando, assim, a sua autoestima e seu interesse pelo estudo.

Evento realizado na terça-feira

A ressignificação da dependência é uma das medidas do Programa e que está entre os temas abordados no encontro. A ressignificação busca desenvolver uma prática pedagógica contextualizada e interdisciplinar, por meio do atendimento individualizado. “É uma forma de garantir aprendizagens significativas a fim de que possa assegurar a educação como um direito e afirmar a escola pública como espaço desse direito”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental e Médio da Secretaria da Educação, Maria José Lacerda Xavier.

Na programação, destaque também para a palestra sobre O direito do estudante ao percurso educativo digno, ministrada por Maria Alba Guedes Machado Mello, do Conselho Estadual de Educação. A perspectiva, nesse sentido, é possibilitar ao estudante uma trajetória escolar linear, contribuindo para a superação das dificuldades que o impedem de continuar os estudos.

A reprovação, segundo Maria José Lacerda Xavier, é um elemento diretamente ligado à quebra do percurso educativo, aumentando, por exemplo, o abandono e a evasão escolares. “Por isso, a promoção de um percurso educativo com qualidade e sem interrupções é o grande desafio posto, hoje, aos nossos educadores”, pontua a coordenadora.

Notícias Relacionadas