Educadores recém empossados dialogam sobre perspectivas e desafios da prática docente

Um painel sobre Progressão e Carreira no Magistério Público ministrado pela equipe da Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas da Educação (SUDEPE) encerrou, na tarde desta quarta-feira (23), a formação oferecida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia aos educadores baianos recém nomeados para os cargos de professores e coordenadores pedagógicos na rede estadual de ensino da Bahia.

A formação foi realizada por meio do Instituto Anísio Teixeira. O grupo participou, ao longo de dois dias, de oficinas de Aprendizagem Ativa e Novas Tecnologias, Educação Especial e Inclusiva e Indicadores e Avaliação Educacional. Os novos ingressantes conheceram ainda a estrutura física do IAT e o trabalho que o mesmo desenvolve em prol da educação baiana.

“Me sinto lisonjeado em receber esta recepção proporcionada pela Secretaria da Educação. Nestes dois dias de formação tivemos a oportunidade de assistir a palestras maravilhosas sobre a prática docente, sobre os nossos enfretamentos nesta nova jornada e, para mim, está sendo uma grande satisfação fazer parte desta rede, deste time e com certeza contribuir imensamente para a melhoria da educação na Bahia”, afirmou o professor Petrusque Sosigenes Pereira Lima.

Também na oportunidade, os novos educadores conheceram a estrutura da gestão pública, seus setores e servidores responsáveis, refletiram acerca da prática profissional e sobre como podem contribuir na promoção de uma educação pública eficiente e de qualidade e discutiram sobre a atuação profissional, considerando os desafios e as trocas de saberes e fazeres.

“Estou muito feliz por vivenciar este momento de experiências, orientações e direcionamentos que vocês prepararam para nós. Para mim foi uma surpresa, mas uma surpresa muito bem vinda, pois nós precisamos justamente disso para que possamos desenvolver um trabalho mais assertivo e mais diretivo”, confessou a coordenadora pedagógica, Laurita Evangelista.

O objetivo do encontro, que contou com a participação de educadores de Salvador (NTE 26) e Feira de Santana (NTE 19), é contribuir com a formação dos educadores ingressantes da rede estadual de educação, a fim de apoiar no desenvolvimento profissional, com vista à melhoria em diversos aspectos no exercício do magistério no serviço público.

“Estou muito feliz! Confesso que com energia e esperanças renovadas pela acolhida que tivemos aqui. A possibilidade de ver que existem formas diferentes de fazer educação e que isso, com certeza, vai impactar no nosso fazer pedagógico e vai chegar nos nossos estudantes, que são o real motivo de estarmos aqui hoje”, contou a professora Luciana Reis.