Educadores participam em Salvador de diálogo pedagógico sobre o IDEB

Palavras-chave:
Fotos: divulgação
Gestores escolares, coordenadores pedagógicos e articuladores de área da rede estadual de ensino do Núcleo Territorial de Educação 26 (NTE) estão reunidos no Colégio Central, em Salvador, para o segundo ciclo do “Diálogos pedagógicos”. O objetivo do encontro – que começou na segunda-feira (15) e prossegue até sexta (19) – é promover uma discussão sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Ensino Médio que, a partir deste ano, será censitário por unidade escolar.
 
A coordenadora de Avaliação e Indicadores da Educação da Secretaria da Educação do Estado, Fátima Medeiros, destaca que a Secretaria está empenhada em dialogar com professores e estudantes sobre a importância do IDEB. “Temos que pensar em ações interventivas a curto, médio e longo prazos, focadas na proficiência do estudante, fazendo com que o aluno participe da prova de avaliação de forma responsável, para que o resultado gere uma boa média escolar”, afirma, completando que os encontros estão previstos para acontecer em todos os NTEs.
 
Divididos em grupos de trabalho, os participantes estão sendo estimulados para uma maior reflexão a respeito dos resultados das avaliações externas e de outros indicadores educacionais, que são importantes para o redirecionamento das ações pedagógicas. “Além disso, articulamos com os gestores ações sistemáticas voltadas para a qualificação das informações produzidas pela escola e de mobilização para os estudantes participarem das avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) que neste ano, além de avaliar estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, será censitária para os estudantes da 3ª e 4ª séries do Ensino Médio”, ressalta a coordenadora, lembrando que as provas acontecem entre 23/10 e 1º/11.
 
Desafios
A informação qualificada do Censo Escolar, o envolvimento dos profissionais da Educação nesse processo e a participação 100% dos estudantes são os principais desafios colocados para uma percepção qualificada nas provas da SAEB. A coordenadora pedagógica Italva Suzart, do Colégio Estadual de Aratu, em Simões Filho (a 27 km de Salvador), falou sobre o encontro. “É muito importante este diálogo sobre o IDEB para que possamos trabalhar em todas as disciplinas ações que venham a melhorar a qualidade da Educação. São momentos como estes que nós, que estamos no chão da escola, mostramos o nosso contexto escolar para que as ações sejam conectadas à nossa realidade”.
 
O diretor escolar Manoel Barbosa de Jesus, do Colégio Estadual Professor Hermes Miranda do Val, também em Simões filho, falou sobre o diálogo e as orientações. “Qualquer ação que possa melhorar a Educação é válida. Um encontro como este é uma oportunidade de agregarmos mais conhecimento para elaborarmos ações conjuntas que venham contribuir para melhorar os nossos índices educacionais”.

Notícias Relacionadas