Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Educadores participam em Salvador de diálogo pedagógico sobre o IDEB
Educadores participam em Salvador de diálogo pedagógico sobre o IDEB
Fotos: divulgação
Gestores escolares, coordenadores pedagógicos e articuladores de área da rede estadual de ensino do Núcleo Territorial de Educação 26 (NTE) estão reunidos no Colégio Central, em Salvador, para o segundo ciclo do “Diálogos pedagógicos”. O objetivo do encontro – que começou na segunda-feira (15) e prossegue até sexta (19) – é promover uma discussão sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Ensino Médio que, a partir deste ano, será censitário por unidade escolar.
A coordenadora de Avaliação e Indicadores da Educação da Secretaria da Educação do Estado, Fátima Medeiros, destaca que a Secretaria está empenhada em dialogar com professores e estudantes sobre a importância do IDEB. “Temos que pensar em ações interventivas a curto, médio e longo prazos, focadas na proficiência do estudante, fazendo com que o aluno participe da prova de avaliação de forma responsável, para que o resultado gere uma boa média escolar”, afirma, completando que os encontros estão previstos para acontecer em todos os NTEs.
Divididos em grupos de trabalho, os participantes estão sendo estimulados para uma maior reflexão a respeito dos resultados das avaliações externas e de outros indicadores educacionais, que são importantes para o redirecionamento das ações pedagógicas. “Além disso, articulamos com os gestores ações sistemáticas voltadas para a qualificação das informações produzidas pela escola e de mobilização para os estudantes participarem das avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) que neste ano, além de avaliar estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, será censitária para os estudantes da 3ª e 4ª séries do Ensino Médio”, ressalta a coordenadora, lembrando que as provas acontecem entre 23/10 e 1º/11.
Desafios
A informação qualificada do Censo Escolar, o envolvimento dos profissionais da Educação nesse processo e a participação 100% dos estudantes são os principais desafios colocados para uma percepção qualificada nas provas da SAEB. A coordenadora pedagógica Italva Suzart, do Colégio Estadual de Aratu, em Simões Filho (a 27 km de Salvador), falou sobre o encontro. “É muito importante este diálogo sobre o IDEB para que possamos trabalhar em todas as disciplinas ações que venham a melhorar a qualidade da Educação. São momentos como estes que nós, que estamos no chão da escola, mostramos o nosso contexto escolar para que as ações sejam conectadas à nossa realidade”.
A informação qualificada do Censo Escolar, o envolvimento dos profissionais da Educação nesse processo e a participação 100% dos estudantes são os principais desafios colocados para uma percepção qualificada nas provas da SAEB. A coordenadora pedagógica Italva Suzart, do Colégio Estadual de Aratu, em Simões Filho (a 27 km de Salvador), falou sobre o encontro. “É muito importante este diálogo sobre o IDEB para que possamos trabalhar em todas as disciplinas ações que venham a melhorar a qualidade da Educação. São momentos como estes que nós, que estamos no chão da escola, mostramos o nosso contexto escolar para que as ações sejam conectadas à nossa realidade”.
O diretor escolar Manoel Barbosa de Jesus, do Colégio Estadual Professor Hermes Miranda do Val, também em Simões filho, falou sobre o diálogo e as orientações. “Qualquer ação que possa melhorar a Educação é válida. Um encontro como este é uma oportunidade de agregarmos mais conhecimento para elaborarmos ações conjuntas que venham contribuir para melhorar os nossos índices educacionais”.
Notícias Relacionadas
-
Secretaria realiza segunda chamada de avaliações do Curso de Gestão Escolar
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo