Educadores participam de debate sobre Educação e pandemia com foco na retomada das atividades letivas

Com o tema "Educação e pandemia: como reabrir as escolas?", a TV UNEB Seabra, o canal on-line da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), na Chapada Diamantina, realizou, nesta quarta-feira (26), mais uma edição do programa "Papo Covid na Chapada" para debater ações e iniciativas realizadas na retomada das aulas na Bahia. Estiveram presentes o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues; o secretário municipal de Seabra,  Enoque Francisco de Jesus; e o coordenador geral do Sindicato dos Profissionais de Educação (APLB), Rui Oliveira.

O secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, ressaltou o empenho do Governo do Estado em desenvolver um planejamento seguro sobre o retorno das aulas. "Há o desejo de voltar, mas a preocupação com a vida e saúde é a prioridade. Por outro lado, não estamos considerando 2020 um ano letivo perdido. Por isso que estamos nos articulando para continuar planejando esse retorno, junto aos segmentos da Educação, para que estejamos prontos quando o momento certo chegar", disse.

O secretário municipal de Seabra, Enoque Francisco de Jesus, que também é diretor territorial da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), também falou sobre este momento de construção coletiva. "Precisamos da escuta para tomarmos decisões acertadas, principalmente no contexto atual. Precisamos estar próximos das famílias e educadores. É o momento de nos reinventar", afirmou.

Segundo o coordenador geral da APLB, Rui Oliveira, falou sobre os caminhos que estão sendo buscados. "Estamos em um momento excepcional e temos a chance de aprender com o que está acontecendo no mundo e no Brasil".

Realizaram a apresentação do programa "Papo Covid na Chapada" Marjorie Nolasco e Quissila Antunes, ambas do Campus Avançado da Chapada Diamantina (CACD), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).