Educadores participam de debate sobre articulação entre currículo, formação, avaliação e acompanhamento

Fotos: Suâmi Dias ASCOM/SEC
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) promoveu, nesta quinta-feira (19), no auditório do órgão, um debate “Articulação entre Currículo, Formação, Avaliação e Acompanhamento”. A atividade aconteceu com a participação, via webconferência, de Gabriela Moriconi, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas. A programação continua, nesta sexta-feira (20), com um encontro de formação no Instituto Anísio Teixeira (IAT) e a webconferência, desta quinta-feira, está disponível no canal do Youtube da SEC.

Presente ao encontro, o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou que a formação continuada é uma ação estratégica da gestão. “Para fazermos este trabalho é preciso que ultrapassemos os muros da escola e desenvolvamos um trabalho de colaboração entre a União, o Estado e os municípios. Precisamos dialogar entre todas as ofertas, pois para termos um Ensino Superior de qualidade temos que ter uma Educação Básica de qualidade. Por isso, discutir uma formação de docentes é um desafio que estamos buscando como ação estratégica na melhoria do ensino e da aprendizagem dos estudantes”, disse.

Para Gabriela Moriconi, a formação continuada é essencial para o fortalecimento da profissão docente. “A formação inicial e continuada é essencial para o educador, ainda mais em contextos de mudanças, como a Base Nacional Comum Curricular e o Novo Ensino Médio. Por isso temos que repensar como estamos realizando estas formações para que possamos contribuir, de fato, com os atuais e novos desafios da profissão.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Falcão, ressaltou a importância do encontro que serve como uma atividade preparatória para a Jornada Pedagógica 2020. “A gente já discutiu alguns temas importantes bem caros à rede e, hoje, falamos de formação articulada ao currículo. Então, através da pesquisa que Gabriela nos traz, esperamos uma boa reflexão sobre o trabalho formativo com os professores da nossa rede”, afirmou.