Descomplicando a Matemática

Na última edição de 2011, a série “Descomplicando a Matemática” traz uma discussão de grande relevância social através da palestra: Martha Dantas e a área de Educação Matemática na Bahia: uma história. O eventop acontece no dia 23 de novembro de 2011, às 14h, no Laboratório de Educação à Distância – LED, do Instituto Anísio Teixeira.

O recorte dado à trajetória profissional de Martha Dantas deve-se ao fato da sua história, desde o ingresso no curso de matemática da Faculdade de Filosofia da Universidade da Bahia, até sua consagração como presidente de honra do Encontro Nacional de Educação Matemática realizado na PUC-SP em 1987, se identificar, de alguma maneira, com a própria trajetória da área de educação matemática na Bahia, neste período.

Serão apresentados alguns aspectos das trajetórias, destacando os processos de modernização e de profissionalização que atingiram não apenas os cursos de formação de professores, mas também a pesquisa e as práticas de ensino-aprendizagem da matemática.

O palestrante será o professor André Luis Mattedi da Universidade Federal da Bahia - UFBA, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (mestrado e doutorado) e no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC).

A série de videoconferências “Descomplicando a Matemática” é resultado de uma parceria entre o Instituto Anísio Teixeira – IAT e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – Grupo EMFoco. Esta série tem como objetivo abrir um espaço de discussão entre os professores de matemática e demais interessados, sobre as atuais tendências em educação matemática.

O evento será transmitido, ao vivo, para todas as salas de videoconferência espalhadas pelo interior da Bahia e através do portal do educador baiano.