Coordenadores pedagógicos da rede estadual debatem propostas voltadas à retomada do ano letivo

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu, nas últimas duas semanas, encontros virtuais com os coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino para abordar a proposta de planejamento pedagógico de retomada das atividades letivas. As reuniões foram orientadas a partir de mais de 1.200 questionamentos dos educadores, enviados por meio de formulário previamente disponibilizado pela secretaria, e destacaram pontos como calendário escolar, cadernos de apoio e orientações para os concluintes. 
 
A superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito, falou sobre a importância do diálogo e da construção coletiva com foco no pedagógico.  “No início do ano, construímos uma pauta que chamamos de Agenda Pedagógica Permanente, por meio da qual a superintendência dialoga com os NTEs (Núcleos Territoriais de Educação) e os coordenadores pedagógicos sobre os temas mais relevantes da área. Aproveitamos esse espaço para debater a proposta e colhemos sugestões e feedbacks importantes”, pontuou.
 
Os educadores foram convidados por meio dos grupos de WhatsApp e a agenda foi realizada via Google Meet, nos dias 2, 3 e 9 de setembro, das 8h30 às 10h30. “Tivemos um quórum bastante expressivo nesses três dias, com cerca de 650 coordenadores participando. Tratamos de diferentes aspectos da proposta, desde o calendário escolar até os Cadernos de Apoio; a alternância e o registro das aulas; as orientações para concluintes e estudantes com deficiência; e as avaliações, dentre outros temas”, destacou a gestora.
 
Sobre o planejamento – A Secretaria da Educação do Estado está discutindo com diferentes sujeitos da Educação o planejamento para a retomada das atividades letivas, mesmo que a data ainda não esteja definida. Manuelita Brito destacou que a construção do planejamento sintetiza os cinco passos principais para a retomada das aulas: premissas, novo calendário; planejamento pedagógico; protocolos e rotinas; e infraestrutura.

Notícias Relacionadas