Comunidade Acadêmica contribui para elaboração de Resolução direcionada aos Cursos de Graduação em Licenciatura

Ascom/CEE
A comunidade acadêmica marcou presença na primeira Audiência Pública do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA) realizada no ano de 2019. O objetivo era contribuir com a construção da Minuta de Projeto de Resolução para implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial, em Nível Superior, dos Cursos de Graduação em Licenciatura, mantidos pelas Instituições de Ensino Superior, integrantes do Sistema Estadual de Ensino da Bahia.

A Audiência Pública, pauta exclusiva da 997ª Sessão do Conselho Pleno do CEE/BA, presidida por Anatércia Contreiras, ocorreu na manhã desta terça-feira, 12 de março, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia (CEEP) da Calçada, com a participação do subsecretário de Educação da Bahia, Danilo Melo Souza, representando o secretário Jerônimo Rodrigues.

O Subsecretário destacou na política de Governo os Programas 'Partiu Estágio' e 'Primeiro Emprego', em que a proposta é ampliar a oferta de estágio, principalmente, na área das licenciaturas. “O desafio é pensar e investir na Educação da Bahia, na educação das crianças, dos jovens e dos adultos de todo o Estado. A SEC também está aqui representada pelo assessor Marcius Gomes, para que possamos levar muito das contribuições aos colegas da secretaria, mas, principalmente, ao nosso secretário, ressaltando a missão estratégica e institucional do Conselho para construção da educação de qualidade para o Estado da Bahia", disse o professor Danilo na breve saudação de abertura.

A Minuta de Projeto de Resolução, elaborada pela Câmara de Educação Superior, foi apresentada e detalhada pela conselheira Ester Maria de Figueiredo Souza e demais conselheiros. Professores, gestores públicos e representantes de sindicatos, associações, órgãos municipais e estaduais ligados à Educação e universidades públicas da Bahia, a exemplo das Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Feira de Santana e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), apresentaram contribuições e questionamentos no decorrer da leitura da minuta.

A presidente Anatércia destacou a necessidade da participação social no evento, especialmente, da comunidade acadêmica, constituindo uma forma importante da sociedade civil colaborar na produção de normas educacionais e  no que diz respeito às próprias decisões  sobre a educação baiana. "Neste momento, a intenção é ouvir a comunidade acadêmica sobre a realidade das universidades quanto aos cursos de graduação em licenciatura. Esta resolução servirá como orientações mais específicas acerca da implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior dos Cursos de Graduação em Licenciatura", disse Contreiras.

O documento será construído, incorporando as sugestões apresentadas nesta Audiência Pública, depois de análise da pertinência, e segue para aprovação do Conselho Pleno.

Fonte: Conselho Estadual de Educação