Atividades 2013 do EM-Ação terão abertura oficial no Dia da Matemática

Programa estruturante da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o programa Ensino Médio em Ação (EM-Ação) terá a abertura oficial de suas atividades 2013 no dia 6 de maio, às 13h30, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), com a presença do secretário da Educação Osvaldo Barreto. O evento, que será estendido a todas as salas de videoconferência da rede estadual, ocorrerá em torno do Dia da Matemática e do Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra.

Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Na ocasião, o professor doutor Leo Akio, da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, irá ministrar a palestra EM-Ação: discutindo a matemática do Planeta Terra. A programação terá início com uma apresentação musical da estudante Emanuele Ribeiro, ex-aluna do Colégio Estadual Sete de Setembro, que cantará duas canções inscritas nas edições 2011 e 2012 do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), sob o acompanhamento do colega Cássio Roberto Silva, no violão.

“Nesse evento, vamos mobilizar, em especial, todos os educadores da área de matemática por conta do Dia da Matemática e do Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra, cujas homenagens estarão atreladas ao encontro”, enfatiza Ana Paixão, coordenadora geral do EM-Ação.

“Temos como focos o estudante, cujo direito de aprender deve ser garantido; o professor, como mediador entre o conhecimento a ser aprendido e o estudante, e a unidade escolar, como espaço de formação, na perspectiva da educação integral” - Ana Paixão.

Visando fortalecer o ensino e a aprendizagem dos conteúdos curriculares da Base Nacional Comum do ensino médio, o EM-Ação conta, este ano, com um total de 858 professores inscritos, sendo 300 de matemática e 558 de português, distribuídos em 422 colégios que aderiram ao programa, registrando um crescimento de 100% no número de unidades, em relação ao ano passado. “Com este quantitativo de escolas e professores e, ainda, com a distribuição do material didático, pretendemos chegar a 37 mil alunos das três séries do ensino médio regular”, afirma.

Linhas de ação – O programa EM-Ação propõe três linhas de ação: a formação de professores de língua portuguesa e de matemática, a produção de material didático complementar ao livro didático e o suporte pedagógico aos estudantes.  “Temos como focos o estudante, cujo direito de aprender deve ser garantido; o professor, como mediador entre o conhecimento a ser aprendido e o estudante, e a unidade escolar, como espaço de formação, na perspectiva da educação integral”, explica a coordenadora Ana Paixão.

A formação, que terá uma carga horária de 170 horas, distribuídas em encontros presenciais e a distância, parte do pressuposto que os docentes têm ampla experiência profissional e que desenvolvem estratégias de ensino exitosas para serem socializadas com seus colegas. Conforme Ana Paixão, a ideia é oportunizar momentos de estudos e reflexão, fomentando a cultura do trabalho colaborativo e potencializando o hábito do planejamento, da elaboração dos planos de ensino, da cultura da avaliação e do replanejamento. No final, o objetivo é o delineamento de estratégias para realizar as ações da prática pedagógica.