Atenção diretores das redes públicas de ensino

Informamos aos diretores das Redes Estadual e Municipais do Estado da Bahia que o prazo para indicar professores, de sua unidade escolar, para participar dos cursos de Formação Continuada oferecidos pela Plataforma Paulo Freire é sexta-feira, dia 03 de junho de 2011.

Para efetuar a indicação, os diretores devem acessar o site http://freire.mec.gov.br/index-static, da Plataforma Paulo Freire, e indicar os professores nos cursos ofertados.

Já os  professores inscritos terão até o dia 5 de junho, domingo, para confirmar o interesse em realizar o curso. E as secretarias de educação devem validar as inscrições até o dia 16 de junho.

As vagas disponíveis em todo o Brasil ultrapassam 86 mil para diversos cursos como o de produção de material didático para a diversidade e mediadores de leitura da educação básica. As inscrições são  gratuitas e realizadas pela Plataforma Freire, sistema desenvolvido pelo MEC para a operacionalização dos cursos de formação de professores. Ofertados em três modalidades - presencial, semipresencial e a distância - os cursos, também gratuitos, devem ser realizados no horário de trabalho do docente, ou seja, sem aumentar a sua carga horária.

A partir de 18 de junho, a lista dos docentes inscritos em cursos de extensão ou aperfeiçoamento estará disponível na página eletrônica da Plataforma Freire.

Lembramos aos diretores e professores que os mesmos precisam estar inscritos na Plataforma Paulo Freire, e que todos os campos do cadastro devem estar devidamente preenchidos. Salientamos que esse procedimento será realizado, exclusivamente, pelos diretores das escolas e não mais pelo IAT. Para maiores informações, entrar em contato com os telefones 0800-616161, opção 7 (Plataforma Paulo Freire), ou 71 3116–9034 / 9012 (Instituto Anísio Teixeira).

A Plataforma Paulo Freire é um portal destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada, de acordo com a lei de diretrizes e bases, que oferece cursos de formação inicial e continuada gratuitos. O site é a porta de entrada dos docentes no exercício do magistério, nas instituições públicas de ensino superior, e cobre 21 estados da federação, por meio de 76 instituições Públicas de Educação Superior, das quais 48 federais e 28 estaduais, sendo oito baianas.

O ambiente virtual no qual os professores realizam as suas inscrições nos cursos foi lançado em julho de 2009 com o objetivo de democratizar o acesso aos cursos de formação. Segundo a professora Ilma da Silva Cabral, coordenadora de Formação dos Profissionais de Educação do Instituto Anísio Teixeira – IAT, a Plataforma Freire é uma ferramenta que possibilita um espaço virtual de cadastramento da vida profissional, do itinerário formativo do professor.

Os cursos ofertados abrangem as áreas das ciências humanas e exatas. Os professores podem escolher as licenciaturas que desejam cursar, se cadastrar no ambiente virtual, fazer sua inscrição e atualizar os currículos. A Plataforma beneficia todos os educadores que já possuam graduação, mas não atuam na área, a ter a segunda licenciatura. Já aqueles que ainda não possuem ainda alguma licenciatura podem, por meio da inscrição, cursar a primeira licenciatura.

“Entendo essa ferramenta como uma das maiores inovações na área de educação. É uma nova fase para a formação do educador, que envolve secretarias de educação e demais órgãos do governo, como universidades, associações e sindicatos dos professores, para a construção de espaços de discussão. Esse é o caminho para o fortalecimento da democracia”, sentencia a professora Ilma.

Acesse a Plataforma Freire