Ação conjunta fortalece educação científica na educação de jovens e adultos

Gestores e professores articuladores do programa Ciência na Escola e dos Centros Noturnos de Educação da Bahia (Ceneb) realizaram um encontro, na terça-feira (18/08) para debater e alinhar a educação científica para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A reunião, realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT) serviu também para aprofundar as discussões sobre as dimensões educacionais da proposta curricular dos Centros Noturnos da Bahia.

Durante o encontro foram apresentadas algumas propostas do programa Ciência na Escola, e as possibilidades de transposição didática para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com o formados do Ciência na Escola, Abílio Peixoto, a EJA não pode ficar de fora desse movimento que o programa está fazendo nas escolas públicas. “Nós vamos mobilizar esses formadores para que os estudantes da EJA possam trabalhar com projetos de pesquisa, considerando os temas de relevância socioambiental e sociocientífica, para que possam ser apresentados nas feiras de ciências e de matemática da Bahia”, destacou Abílio.

Programa Ciência na Escola - Ação estruturante do Educar para Transformar, o Ciência na Escola busca inserir a iniciação e a experimentação científica nas escolas da rede estadual. É um exemplo de integração entre o Governo da Bahia e outras instituições e parceiros, como a Academia de Ciências da Bahia, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Coelba. Em 2015, o projeto está presente em 300 municípios e 750 unidades escolares.

 

Notícias Relacionadas