Abertas inscrições para formação em Educação Museal

Palavras-chave:
Estão abertas até o dia 11 de agosto as incrições para formação ‘O Poder dos Museus na Educação: práticas de educação museal na escola’. Realizada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira, a atividade é online, possui carga horária de 30 horas e  será ministrada em formato autoinstrucional, no Moodle. Estão sendo oferecidas 400 vagas para professores da rede pública estadual de ensino.
 
 
A formação, que acontece no período entre 12 de agosto e 25 de outubro, tem o objetivo de promover a reflexão sobre temas pertinentes à relação dos museus com a educação e apresentar aos educadores da rede pública estadual de ensino da Bahia possibilidades de práticas em educação museal e suas interfaces com a educação escolar. Ela apresenta um compilado de práticas inspiradoras em educação museal tanto no Brasil quanto mundo afora, além de convidar os participantes a experimentar a construção de suas próprias atividades. 
 
“A potencialidade da educação museal ultrapassa as visitas educativas as exposições. Através da nossa formação, queremos mostrar um pouco dessa amplitude de trabalhos que podem ser desenvolvidos, inclusive com visitação a museus virtuais e todo um trabalho atrelado a um tema que se esteja trabalhando. Nós podemos transformar acervos em materiais didáticos, usando imagens, provocando escritas e fazendo paralelos de passado e presente. Esse olhar pelo retrovisor, mesmo seguindo em frente, é um exercício que o museu permite”, afirmou a diretora de Inovação e Tecnologia do IAT, Carla Aragão.
 
A atividade é organizada em quatro módulos: ‘Alinhamentos Conceituais’, no qual os participantes farão um passeio pelas histórias, práticas e políticas da educação museal; ‘Atualizando a relação museu/escola’, que propõe uma imersão na relação histórica entre museus e escolas e proposição de novos contornos relacionais; ‘Aprendendo com quem veio antes’, onde será feita a apresentação e análise de atividades de educação museal com ênfase no público escolar; e ‘Construindo relações’, que propõe a construção de atividades e materiais baseados em educação museal aplicáveis à educação escolar.
 
Na plataforma serão disponibilizadas referências em diversos suportes: textos, vídeos, áudios, plataformas interativas, além de atividades que auxiliem  na construção do conhecimento. Por ser autoinstrucional o tempo dedicado à formação é de gerência do próprio educador podendo se adaptar ao seu tempo.
 
Programa Estudantes nos Museus
 
A formação ‘O Poder dos Museus na Educação: práticas de educação museal na escola ’integra um conjunto de ações desenvolvidos pela Secretaria da Educação  que visa estimular a articulação entre museus e unidades escolares da rede pública estadual de ensino, no contexto das conexões entre cultura, produção simbólica em espaços museológicos e cidadania, no que tange à gestão institucional da cultura por organismos oficiais.
 
Ela foi lançada nesta quarta-feira (24) junto com o Programa Estudantes nos Museu, que visa promover atividades educacionais voltadas para estudantes da rede estadual de ensino nos espaços museais definidos pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (IPAC) e pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia por meio de atividade imersivas, visitas guiadas e atividades socioeducacionais promovidas no espaço museal, no ambiente escolar ou por meio virtual.
 
Através do programa os estudantes da rede pública terão a oportunidade de acessar bens e usufrutos culturais de forma a vivenciarem a experiência de estarem em um espaço museal. O programa possibilitará visitas dos estudantes aos museus focadas em ações socioculturais e educativas de forma transversal, a partir dos espaços e acervos museológicos.

Notícias Relacionadas