2013 - ano da matemática

O projeto Mathematics of Planet Earth 2013 – MPE 2013 (Matemática no Planeta Terra 2013) é um convite para que associações e institutos de matemática a nível mundial desenvolvam, em 2013, atividades científicas e de divulgação sobre o tema "A Matemática no Planeta Terra".

A ideia é envolver investigadores, professores, estudantes, assim como o público em geral, para a descoberta do papel da matemática nas questões que afetam o planeta Terra e seu futuro.

Informações AQUI

A missão do projeto é encorajar pesquisas na identificação e resolução de questões fundamentais sobre o planeta Terra; mobilizar educadores em todos os níveis e informar o papel essencial das ciências matemáticas ao enfrentar os desafios do nosso planeta.

Os quatro temas da MPE2013 são: UM PLANETA A DESCOBRIR: oceanos, meteorologia e clima, processos da manta, recursos naturais, sistemas solares; UM PLANETA SUSTENTA A VIDA: ecologia, biodiversidade, evolução; UM PLANETA ORGANIZADO POR HUMANOS: sistemas políticos, econômicos, sociais e financeiros, organização do transporte e das redes de comunicação, gestão de recursos, energia; e UM PLANETA EM RISCO: mudança climática, desenvolvimento sustentável, epidemias, espécies invasoras e desastres naturais.

A MPE2013 nasceu do desejo da comunidade matemática mundial em aprender mais sobre os desafios enfrentados por nosso planeta e os subjacentes problemas matemáticos, e do aumento do esforço de pesquisas sobre estas questões.

Além disso, as tendências recentes têm aumentado a pressão  para compreender o planeta e seu meio ambiente, crescimento populacional competindo pelos mesmos recursos globais (de forma desigual), aumento da frequência e intensidade de eventos meteorológicos dramáticos e evidências apontando para padrões de longo prazo de mudanças climáticas gerais.

Em paralelo ao componente científico, o componente de extensão da MPE2013 ilustra ao público e às escolas o papel das ciências matemáticas de como lidar com alguns dos problemas do planeta mais urgentes. Isto vai permitir motivar as crianças e jovens nas escolas a criarem respostas estimulantes a questões como "para que a matemática serve?".

O tema "Matemática do Planeta Terra" deve ser interpretado da forma mais ampla possível. Além da mudança climática e sustentabilidade, ele inclui geofísica, ecologia e epidemiologia, biodiversidade, como também a organização global do planeta pelo ser humano.

A ação é patrocinada pela UNESCO em conjunto com institutos científicos, sociedades científicas, organizações internacionais, associações de professores, que se comprometeram com a organização de atividades científicas e de divulgação sobre o tema.