Cursos Ofertados

Cursos Ofertados

 

 

Curso

EMENTA

Ciências Naturais

Estudo de temas ligados à docência em Ciências Naturais através da abordagem do currículo de Ciências voltados aos anos finais do Ensino Fundamental, a partir de uma análise que priorize a discussão sobre os aspectos de fundamentos teórico/metodológicos desta área. Ampliação e análise das discussões referentes aos conteúdos curriculares de Ciências no Ensino Fundamental II, a partir do contexto de inserção do sujeito (docente/discente), da incorporação ao eixo Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) a das orientações presentes nos dispositivos legais que subsidiam esta área do saber, de forma a potencializar a construção do conhecimento científico, sua difusão e aplicabilidade nos espaços de vivência destes sujeitos.

História

A importância do saber histórico no ensino fundamental. O papel do professor de História. Historiografia e Ensino de História. Ensino de História, Consciência Histórica e Relações Sociais. Pesquisando História em sala de aula. Currículo de História e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Competências e Habilidades no Ensino de Ciências Humanas/ História. Educando para a valorização do patrimônio histórico. As Leis 10.639/03, 11.645/08 e o Ensino de História: Educando para a Diversidade. História Integrada: Geral, Nacional, Regional, Local. História e Memória. Conceitos Históricos fundamentais. A percepção de tempo entre as crianças. O Plano de Aula Ideal. Materiais Didáticos e Perfis de Aprendizagem. Avaliação da Aprendizagem em História.

Geografia

O conhecimento geográfico associado à práxis educacional pressupõe base para as mudanças nos processos educativos de forma sistemática. Compreender as dinâmicas e interrelações sociedade/natureza e suas interfaces que compõem o escopo básico da Geografia escolar, assumindo o papel político de emancipação social de educadores e educandos. Nesse sentido, a articulação entre conteúdos e a relação ensino-aprendizagem favorecem o desenvolvimento e avaliação de forma crítica do ser/fazer cidadão por meio do conhecimento geográfico em suas diversas escalas.

Educação Física

Estuda os conhecimentos da área da Educação Física a partir experiências inovadoras no espaço escolar ou em espaços educacionais. Exercita a relação teoria e a prática, com foco nas vivências corporais como espaço central da reflexão ação-práxis. Discute currículo,  diversidade cultural e a construção da identidade da Educação Física enquanto área de aprendizagem social e da subjetividade no espaço de aula. Reflete a interação professor-alunos, nas relações pessoais e sociais, históricas e políticas. Traz o conhecimento com foco nas ações sobre o aspecto metodológico do ensino da Educação Física na escola, de modo a contribuir efetivamente no trabalho do professor na sala de aula.

Currículo e

Avaliação

Analisa a historicidade do currículo e suas relações/implicações no contexto educacional. Reflete as teorias do currículo e a relação escola/sociedade revelando perspectivas e intenções de um conceito, relacionando-as ao fazer cotidiano da escola. Reflete, orienta e problematiza questões relacionadas ao currículo e avaliação no fazer socioeducativo nas/das escolas de ensino fundamental. Discute conceitos e perspectivas da avaliação, instrumentos e indicadores que permeiam a proposta político-pedagógica da escola. Dialoga com programas e projetos desenvolvidos no interior das escolas.

 

 

Comentários

Notícias Relacionadas