Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Cursos Ofertados
Cursos Ofertados
Curso |
EMENTA |
Ciências Naturais |
Estudo de temas ligados à docência em Ciências Naturais através da abordagem do currículo de Ciências voltados aos anos finais do Ensino Fundamental, a partir de uma análise que priorize a discussão sobre os aspectos de fundamentos teórico/metodológicos desta área. Ampliação e análise das discussões referentes aos conteúdos curriculares de Ciências no Ensino Fundamental II, a partir do contexto de inserção do sujeito (docente/discente), da incorporação ao eixo Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) a das orientações presentes nos dispositivos legais que subsidiam esta área do saber, de forma a potencializar a construção do conhecimento científico, sua difusão e aplicabilidade nos espaços de vivência destes sujeitos. |
História |
A importância do saber histórico no ensino fundamental. O papel do professor de História. Historiografia e Ensino de História. Ensino de História, Consciência Histórica e Relações Sociais. Pesquisando História em sala de aula. Currículo de História e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Competências e Habilidades no Ensino de Ciências Humanas/ História. Educando para a valorização do patrimônio histórico. As Leis 10.639/03, 11.645/08 e o Ensino de História: Educando para a Diversidade. História Integrada: Geral, Nacional, Regional, Local. História e Memória. Conceitos Históricos fundamentais. A percepção de tempo entre as crianças. O Plano de Aula Ideal. Materiais Didáticos e Perfis de Aprendizagem. Avaliação da Aprendizagem em História. |
Geografia |
O conhecimento geográfico associado à práxis educacional pressupõe base para as mudanças nos processos educativos de forma sistemática. Compreender as dinâmicas e interrelações sociedade/natureza e suas interfaces que compõem o escopo básico da Geografia escolar, assumindo o papel político de emancipação social de educadores e educandos. Nesse sentido, a articulação entre conteúdos e a relação ensino-aprendizagem favorecem o desenvolvimento e avaliação de forma crítica do ser/fazer cidadão por meio do conhecimento geográfico em suas diversas escalas. |
Educação Física |
Estuda os conhecimentos da área da Educação Física a partir experiências inovadoras no espaço escolar ou em espaços educacionais. Exercita a relação teoria e a prática, com foco nas vivências corporais como espaço central da reflexão ação-práxis. Discute currículo, diversidade cultural e a construção da identidade da Educação Física enquanto área de aprendizagem social e da subjetividade no espaço de aula. Reflete a interação professor-alunos, nas relações pessoais e sociais, históricas e políticas. Traz o conhecimento com foco nas ações sobre o aspecto metodológico do ensino da Educação Física na escola, de modo a contribuir efetivamente no trabalho do professor na sala de aula. |
Currículo e Avaliação |
Analisa a historicidade do currículo e suas relações/implicações no contexto educacional. Reflete as teorias do currículo e a relação escola/sociedade revelando perspectivas e intenções de um conceito, relacionando-as ao fazer cotidiano da escola. Reflete, orienta e problematiza questões relacionadas ao currículo e avaliação no fazer socioeducativo nas/das escolas de ensino fundamental. Discute conceitos e perspectivas da avaliação, instrumentos e indicadores que permeiam a proposta político-pedagógica da escola. Dialoga com programas e projetos desenvolvidos no interior das escolas. |
Notícias Relacionadas
-
Seleção Interna de Educadores - Divulgada resposta aos recursos da etapa da entrevista
-
IAT leva oficinas, jogos e atividades interativas para Encontro Estudantil
-
“Nossa missão está sendo cumprida”, avalia governador durante abertura do Encontro Estudantil da Rede Estadual
-
Iniciação Científica em foco no Encontro Estudantil da rede estadual
-
Secti promove oficinas e experiência de realidade virtual no Encontro Estudantil
-
SPM levará atividades lúdicas e informações do Projeto Oxe, me respeite nas escolas ao Encontro Estudantil, em Salvador
-
Encontro Estudantil: tem início a grande festa da Educação da Bahia
Comentários