Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

 

ORIENTAÇÕES GERAIS

 

Objetivo: Promover a Formação Continuada de Professores e Coordenadores Pedagógicos que atuam no Ensino Médio, nas próprias unidades escolares, durante as reuniões de AC.

 

Adesão: O Pacto Ensino Médio Bahia ocorrerá em todas as Unidades Escolares da Rede Estadual, que fizeram a adesão no SISMÉDIO (sistema do MEC) no período entre janeiro a maio de 2014. O gestor da escola dispõe de senha com acesso ao referido sistema, para inscrever, alterar dados e em conjunto com os professores indicar o Orientador de Estudos. A validação das inscrições está ocorrendo pela equipe  de supervisão do Pacto Ensino Médio Bahia, que está comparando os dados com os constantes no SECONLINE.

 

Publico Alvo: Todos os professores e coordenadores pedagógicos (EFETIVOS e REDA).

 

Período/ Carga horária e Certificação: A formação ocorrerá entre maio de 2014 a janeiro de 2015, com carga horária de 200h e á certificação será feita pelas IES (Instituições de Ensino Superior) parceiras do Pacto na Bahia - UFBA e UNIVASF).

 

Bolsa mensal: Todos os cursistas, participantes da formação, com registro de frequência e das atividades realizadas, farão jus a bolsa mensal de R$ 200,00, paga diretamente pelo MEC, através do FNDE, durante o período de formação. Para ter direito à certificação e ao pagamento da bolsa, o cursista deverá ter registros das atividades do curso, portanto, se durante a formação entrar em licença médica de longa duração, licença prêmio, licença maternidade ou afastamentos de outra natureza, não poderá continuar no curso.

 

Cadastramento dos Cursistas e Orientadores de Estudo para recebimento da bolsa: após validação das inscrições e fechamento do SISMÉDIO, todos os inscritos receberão mensagem, por e-mail, para cadastramento dos seus dados junto ao FNDE que fará os procedimentos  de  pagamento das bolsas.

 

 

 

QUESTÕES RECORRENTES

 

Como ficará a distribuição de carga horária dos cursistas?

Não sofrerá alteração em virtude do Pacto Ensino Médio, pois a formação acontecerá semanalmente, durante os horários da AC, na unidade escolar. O professor cursista deverá frequentar regularmente as reuniões de AC para realização da formação, registrando frequência e realizando as atividades propostas.

 

Caso um professor não participe do Pacto Ensino Médio, como fica a AC? E como fica a AC do professor do Ensino Fundamental?

A proposta pedagógica do Pacto contempla os instrumentos de planejamento e os documentos norteadores já adotados pela rede estadual de educação, portanto, mesmo o professor da unidade escolar que não é cursista do Pacto, poderá participar das reuniões formativas. Vale a ressalva de que está previsto um momento para o planejamento da escola, contemplando o momento da AC que se destina às questões específicas da Unidade Escolar.

 

Como fica a situação do Articulador de Área?

Nas Unidades Escolares que não possuem articuladores não existirá alteração, entretanto, naquelas onde existem, para cada Orientador de Estudos será reduzido um Articulador de Área. Por exemplo, se na escola existiam 03 Articuladores de Área, e terá 01 Orientador de Estudos, passará então a ter 02 Articuladores de Área. A função dos Articuladores permanece a mesma, fortalecendo a formação do Pacto.

 

Como será acompanhada a frequência dos cursistas?

Os Orientadores de Estudo irão acompanhar a frequência e a participação dos professores cursistas registrando em instrumento específico, que será hospedado no ambiente virtual de trabalho AVT do pacto Ensino Médio Bahia.

 

Comentários

Notícias Relacionadas