Videoconferência: Literatura Afro- Brasileira e possibilidades de leitura no ensino médio.

Fotos:Liviane Barbosa/IAT

Com o objetivo de fazer um panorama sobre a literatura afro-brasileira e também mostrar como ela pode ser trabalhada nas escolas de ensino médio, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira - IAT, por meio do Programa Ensino Médio EM-Ação realizou dia 13 de novembro de 2013 a videoconferência: Literatura Afro-Brasileira e possibilidades de Literatura no ensino médio.

O encontro, ministrado pelo professor de licenciatura em letras, focado na temática Étnico- racial da Universidade Estadual da Bahia, Marielson Carvalho, buscou complementar a formação do professor/cursista do EM-Ação, incentivar e discutir a prática de leitura afro-brasileira com os estudantes do ensino médio.

“Como professor de formação de professores na UNEB, eu procuro trabalhar com alunos sobre a questão da presença negra no Brasil, tanto no ponto de vista cultural, artístico, religioso, e também, mostrar como isso pode ser representado na literatura”, enfatizou Marielson.

Para a coordenadora do Programa Ensino Médio EM-Ação, Ana Lúcia Paixão, essa videoconferência realizada pelo professor Marielson é mais um conquista para o programa. “Essa videoconferência foi muito importante porque possibilitou aos professores de Língua Portuguesa um diálogo sobre leitura dentro da temática abordada, enfatizando a necessidade de discutir também com o estudante”, destacou Ana Paixão.

EM-Ação - O programa traz uma proposta pedagógica inovadora, pois é desenvolvido em três linhas de ação: formação de professores, suporte pedagógico e produção de material didático. Esse leque de ações visa auxiliar o estudante a superar dificuldades de aprendizagem em língua portuguesa e matemática; fomentar o interesse pelo conhecimento científico, incentivar a cultura digital e favorecer a participação ativa em sua aprendizagem.